Uma operação de evacuação médica de um tripulante, com reação alérgica devido a medicação, de nacionalidade ucraniana e 40 anos de idade, que se encontrava a bordo do navio mercante “RMS Buchholz”, a navegar 60 km a sul de Portimão, teve lugar ontem, 22 de janeiro, anunciou hoje a Marinha.
O operação foi conduzida pelo Centro Coordenador de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC-Lisboa) e a Capitania do Porto de Portimão.
O pedido de evacuação médica chegou ao MRCC Lisboa através do Centro de Controlo de Tráfego Marítimo do Continente (ROCA Control), de imediato, e de acordo com as normas e procedimentos em vigor, foi desencadeada a ação de busca e salvamento.
O capitão do Porto de Portimão assumiu a coordenação das operações no local, dentro das suas competências, empenhando para esse efeito uma embarcação do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) da Estação Salva Vidas de Ferragudo.
A evacuação do tripulante decorreu com sucesso, pelas 21h10, tendo sido transportado para o Hospital do Barlavento Algarvio em situação estável.