A Câmara Municipal de Alcoutim e a Associação Almargem assinaram um protocolo de melhoramento do troço da Via Algarviana no concelho. Durante o trabalho conjunto foram definidas várias intervenções no percurso, estimando-se em 48.423,63 euros o investimento total.
Os trabalhos, já a decorrer, deverão terminar no final deste ano e contemplam a manutenção e reforço da sinalética da Via Algarviana em Alcoutim, a instalação de duas áreas piquenique, uma em Cortes Pereiras e outra entre Balurcos e a Ribeira da Foupana, a colocação de dois painéis de paisagem, a criação de uma passagem sobre a ribeira da Foupana (do tipo “poldra”), a definição e instalação da temática “Rota do Contrabandista”, a criação do Centro de Acolhimento a caminhantes e praticantes de BTT em Balurcos (na antiga escola primária) e a produção de um percurso áudio-guiado em torno do troço alcoutenejo da Via.
Do projeto fazem também parte ações de informação e promoção, que passam pela produção de diversos materiais de divulgação e pela produção de um vídeo promocional.
O empreendimento foi apoiado em 65% pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional), sendo o restante comparticipado pelo Município de Alcoutim.