A Avenida José da Costa Mealha, em Loulé, volta a receber, nos dias 18, 19 e 21 de fevereiro, o tradicional corso carnavalesco, que este ano surge com algumas novidades. Nesta edição, além do Domingo Gordo e da Terça-Feira de Carnaval, o desfile acontece no sábado e não na segunda-feira como nos anos anteriores.
Com o tema “Troika a Crise pelo Carnaval de Loulé”, a sátira política, social e desportiva volta a ser a imagem de marca do mais antigo Carnaval do país que este ano assinala o seu 106º aniversário. Quinze carros alegóricos, com algumas das mais mediáticas figuras do momento, na qual estão os líderes da Alemanha e da França, Angela Merkel e Nicolas Sarkozy, o Primeiro-Ministro português Pedro Passos Coelho e os seus mais diretos colaboradores, bem como o líder da oposição, António José Seguro, vão ser tripulantes destes carros que irão transmitir alguns episódios que fazem a atualidade do país e do mundo, em tom de paródia.
Já no mundo do futebol, os bonecos do selecionador nacional Paulo Bento e dos jogadores Bosingwa e Ricardo Carvalho vão ser estrelas num dos carros que irá abordar o caso que opôs o treinador português aos dois defesas da equipa das quinas.
Júlio Guerreiro, um dos louletanos que mais contribuiu para a projeção do Carnaval desde a sua profissionalização no final da década de 70, vai ser homenageado num dos carros que terá em destaque a sua caricatura. Esta será uma sentida homenagem que a Câmara Municipal de Loulé pretende fazer a este antigo funcionário que faleceu no ano passado.
Quanto à participação das organizações locais como as associações culturais e recreativas, coletividades ou clubes desportivos, que tem sido uma das apostas nos dois últimos anos de corso, terão nesta edição um envolvimento maior, até porque cada grupo vai ter à sua disposição um carro, para além dos participantes a pé. A interação com o público será a nota dominante.
E para os mais novos, o desfile vai contar com um carro exclusivo para crianças que poderá ser utilizado não só pelos próprios pequenos tripulantes, mas também por crianças do público.
Cabeçudos, gigantones, escolas de samba e grupos de animação completam este quadro único de celebração carnavalesca, repleto de música, cor, dança e alegria, que anualmente atrai milhares de visitantes a Loulé, naquele que é o maior cartaz turístico da região nesta altura do ano.
A proposta da organização, que mais uma vez aposta na qualidade artística do corso, é que os visitantes esqueçam os problemas por três dias e se divirtam no Carnaval de Loulé. O preço das entradas não sofreu alterações: 2 euros.
Baile e Festa no NERA
Como complemento ao desfile, o Carnaval de Loulé 2012 vai contar com duas festas que irão animar as noites dos dias 18 e 20 de fevereiro, no “Palácio” do NERA.
No sábado, pelas 22h00, vai ter lugar o tradicional Baile de Gala do Carnaval, em que os participantes são convidados a mascarar-se de acordo com o tema. O “Circo de Carnaval” vai ser o mote para uma noite cheia de animação, que contará com a atuação musical de uma orquestra.
O preço dos bilhetes é de 15 euros. Cada mesa para quatro pessoas tem um custo de 15 euros.
Na segunda-feira, decorre a Festa de Carnaval, dedicado ao “Mundo da Fantasia”, e vai ter animação de DJs. O preço das entradas é de 7 euros.