A primeira conferência dedicada ao tema “A Reforma da Organização Territorial”, promovida no âmbito do ciclo de “Conferências com Futuro”, organizado pela Universidade do Algarve, terá lugar no dia 16 de janeiro, às 14h30, no Auditório da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve, junto ao Teatro das Figuras, em Faro.
Esta primeira conferência conta com a colaboração da Comunidade Intermunicipal do Algarve – AMAL.
O ciclo “Conferências com Futuro” pretende lançar e generalizar um debate ao nível do Algarve sobre temas de interesse regional. Terá uma periodicidade que se estima mensal e será organizado pela Universidade do Algarve em parceria com outras instituições, regionais e nacionais.
Os assuntos a abordar incidirão sobre problemáticas que afetam o desenvolvimento regional, estando desde já previstos temas relacionados com a competitividade regional, a rede regional de mobilidade, as infraestruturas relacionadas com a logística.
Segundo a UAlg, «estas Conferências traduzem uma linha de abertura da Universidade à região e pretendem mobilizar os decisores regionais, os empresários, os líderes de opinião e o público em geral para a construção de uma intervenção cívica comprometida».
A primeira conferência sobre “A Reforma da Organização Territorial” torna-se pertinente perante as propostas governamentais apresentadas no “Documento Verde” sobre a Reforma da Administração Local, com incidência no Sector Empresarial Local, na Organização do Território, na Gestão Municipal e Intermunicipal, no Financiamento e na Democracia Local. «É importante promover um debate regional que informe e clarifique a situação algarvia, permitindo uma intervenção cidadã na melhor resolução do problema regional», sublinha a UAlg.
Além do reitor da UAlg João Guerreiro e do presidente da AMAL Macário Correia, o evento conta também com as presenças de António Rosa Mendes (UAlg), que falará sobre “Os Antecedentes Históricos”, de Ana Paula Barreira (UAlg), que abordará “O Financiamento Local”, e de João Faria (Comissão Europeia), que vai centrar a sua intervenção na “Organização Territorial na Europa – competências, dimensão e governança”.
Manuel Carvalho, jornalista do jornal Público, vai moderar uma mesa redonda, às 16h15, que conta com a participação dos deputados Mendes Bota (PSD), Miguel Freitas (PS), Artur Rego (CDS), Cecília Honório (BE) e Paulo Sá (PCP).
«A problemática da administração local no Algarve regista uma situação particular que resulta da sua pequena dimensão (450 mil habitantes residentes), da grande dependência intermunicipal associada à debilidade de infraestruturas de comunicação, das diferenciações territoriais quando se caminha do litoral para a serra, da concentração de população visitante nos meses de verão e da fraca capacidade de atração de atividades económicas, designadamente produtoras de bens transacionáveis. Estes são alguns dos aspetos relevantes que obrigam a um debate sobre o futuro da região», acrescenta a UAlg.
A próxima conferência, subordinada ao tema “Competitividade Regional”, já está agendada para o mês fevereiro e conta com a colaboração da Associação Industrial Portuguesa (AIP).