O “Mar” da Universidade do Algarve vai mostrar-se na Oceans Business Week, certame que começa amanhã e poderá ser visitado até sábado, na Feira Internacional de Lisboa. Com a presença neste evento, a universidade algarvia pretende afirmar «o seu importante estatuto na área do Mar».
A academia algarvia será representada não só pelo CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, mas também por vários centros de investigação, «que irão dar a conhecer as potencialidades que a UAlg tem a nível nacional e internacional, sendo uma verdadeira universidade do mar e dos oceanos, à escala global», segundo a universidade.
A Ocean Business Week conta com a participação de projetos, startups, universidades, entidades públicas e privadas, empresas e empreendedores nacionais e internacionais, abrangendo grandes áreas temáticas – Portos, Mar e Segurança, Aquacultura, Investigação & Desenvolvimento, Industria Marítima, Mar 2020, Energias Renováveis, Turismo e Cultura.
«Num evento que se apresenta como estratégico para debater a relação do país com o Mar, a Universidade do Algarve terá uma presença muito forte, com grandes novidades na área da investigação marinha, contando para isso com a presença do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) e do Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA)», descreveu a UAlg, que já tinha apostado na Blue Week, que a FIL acolheu em 2015.
Também em destaque estará o novo curso de licenciatura em Gestão Marinha e Costeira, que irá funcionar já no ano letivo de 2016/2017.
A Universidade do Algarve teve, desde a sua génese, uma forte ligação ao Mar, elemento que continua a ser uma das suas áreas estratégicas prioritárias. «Tem cursos de licenciatura (2), mestrado e mestrado internacional (4), mestrado Erasmus Mundus (2), doutoramento (2), e doutoramento Erasmus Mundus (2), ligados à temática do mar e vários acordos bilaterais com as mais importantes universidades europeias. Tem ainda três centros de I&D sediados na UAlg, que têm gerido vários projetos de investigação, de transferência de conhecimento e de extensão», enumerou a instituição.
«O Mar está ligado à Instituição desde a sua criação e é sentido como seu património e estandarte. Quer o Mar, quer os seus recursos têm um papel muito preponderante nas diversas atividades que aqui se desenvolvem, desde o ensino à investigação, sem esquecer a cooperação e a transferência de conhecimento», considerou o reitor da UAlg António Branco.
O Oceans Business Week é organizado pela Fundação AIP em parceria com o Ministério do Mar e tem o alto patrocínio do Presidente da República.