O exercício de combate à poluição por hidrocarbonetos no mar, no cais comercial de Faro, promovido amanhã, dia 9, entre as 9 e as 14h00, pela Marinha, vai contar com a participação da Universidade do Algarve.
Este exercício, o primeiro de dois previstos para 2013, será conduzido pelo Departamento Marítimo do Sul, e tem como objetivo o treino e avaliação do desempenho das equipas de intervenção do Departamento Marítimo e da Capitania do Porto de Faro em resposta ao mais provável incidente de poluição.
O simulacro destina-se também a agilizar a atuação conjunta com a Administração Portuária do Porto de Faro, no âmbito do plano de contingência local daquela administração, e ainda a testar as comunicações com o Centro de Operações Móvel (COM) do Comando Operacional Distrital de Faro da Autoridade Nacional da Proteção Civil.
A Universidade do Algarve também participará no exercício, no âmbito do projeto de investigação “ArgoMarine”, com o objetivo de validar os resultados do modelo matemático desenvolvido sobre a deriva do hipotético derrame de hidrocarboneto, através do lançamento de duas bóias.
O cenário consiste na simulação de um derrame acidental, como resultado de uma rutura numa mangueira, durante uma operação de reabastecimento de combustível (gasóleo) por autotanque a um navio mercante.
Como consequência do incidente foram derramados cerca de 8000 litros de combustível.
No momento desta ocorrência, cerca das 08h00, com a baixa-mar, a urgência das ações de contenção e recolha são fundamentais para reter as manchas do hidrocarboneto na zona sinistrada, evitando a sua dispersão na Ria Formosa.
De modo a minimizar, os danos ambientais na Ria serão colocadas barreiras para contenção do derrame e instalados dois pontos de recolha, com um recuperador em cada ponto e todo o sistema de trasfega do hidrocarboneto recolhido.