Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

«Boas vindas ao peneireiro-das-torres» é o nome do passeio pedestre de observação de aves estepárias que o Centro de Educação Ambiental de Vale Gonçalinho, em Castro Verde, promove no sábado, dia 16 de março, às 9h00.

As inscrições, que são obrigatórias, custam 1 euro para sócios da Liga para a Proteção da Natureza (LPN) e 3 euros para não sócios, e devem ser feitas até dia 14, através do email lpn.cea-castroverde@lpn.pt ou dos telefones 286 328 309 e 968523648.

O Centro de Educação Ambiental de Vale Gonçalinho, em Castro Verde, é propriedade da LPN e integra-se no multi premiado projeto desta associação em defesa das aves estepárias, o Projeto LIFE Estepárias.

O Projeto LIFE Estepárias pretende promover a conservação da Abetarda (Otis tarda), Sisão (Tetrax tetrax) e Peneireiro-das-torres (Falco naumanni) nas estepes cerealíferas do Baixo Alentejo. São três espécies altamente vulneráveis e que se encontram ameaçadas a nível nacional e mundial.

O seu habitat, as estepes cerealíferas ou pseudo-estepes, tem diminuído devido às alterações que se têm verificado nas práticas agrícolas.

O Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho (CEAVG) é um local dinâmico e interativo onde estão disponíveis informações sobre recursos ambientais.

Situado no coração da estepe cerealífera alentejana, o CEAVG é um local de visita obrigatório para quem quer conhecer o valioso património natural da região, oferecendo simultaneamente um conjunto de atividades didáticas e percursos temáticos em toda a Zona de Proteção Especial (ZPE) para Aves de Castro Verde.

Os visitantes contactam diretamente com Projetos demonstrativos, como o ciclo sustentável da água (cisterna, Estação de Tratamento de Águas Residuais através de Plantas e ribeira), as energias renováveis (painéis solares), o combate à desertificação e a fauna e flora locais (observatório de aves e torre de nidificação).

O CEAVG é uma casa ecológica que dispõe de um Auditório (com capacidade para 40 pessoas), um Centro de Documentação Ambiental com material multimédia, uma área de Exposições ambientais e produtos tradicionais e de uma Oficina do Ambiente para a realização de experiências ilustrativas da estepe cerealífera. O CEAVG dispõe ainda de uma área de apoio logístico para técnicos que realizam estudos científicos na região.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Festival de Observação de Aves de Sagres recebe Menção de Mérito em concurso nacional

O Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza de Sagres recebeu uma

Sul Informação

Rota Vicentina aposta no Turismo Cultural, Turismo Acessível e BTT

Turismo Cultural, Trilhos de BTT e Turismo Acessível são apenas alguns dos novos projetos

Sul Informação

Albufeira já tem ligação pedestre à Via Algarviana e a primeira bicicleta Joelette do Algarve

De uma penada, Albufeira ganhou duas novidades voltadas para os amantes da natureza: uma