Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Vale do LoboO empreendimento de Vale de Lobo tem uma dívida de cerca de 300 milhões de euros à Caixa Geral de Depósitos e terá pagamentos em atraso relativos aos 12 empréstimos contraídos junto do banco detido pelo Estado, um dos quais no valor de 194 milhões de euros e que é alvo de investigação judicial no âmbito do processo «Operação Marquês», avançou o jornal Público, este sábado.

Segundo o diário nacional, a verba em dívida está relacionada com empréstimos num valor global de 249 milhões de euros. Mas «os incumprimentos e os juros terão feito a dívida crescer até aos 300 milhões, o que significa que ao longo dos últimos nove anos, não foi amortizado qualquer capital».

O empréstimo que está a ser alvo de investigação, por parte da justiça, foi contraído numa altura em que Armando Vara era administrador do Banco e será uma das razões que levou o Ministério Público a deduzir uma acusação contra o ex-adminstrador da CGD e a aplicar a medida de coação de prisão domiciliária, entretanto substituída por uma caução de 300 mil euros.

Alegadamente, Armando Vara terá «recebido um milhão de euros para favorecer o empreendimento de Vale de Lobo nas condições do empréstimo, nomeadamente na diminuição da taxa de juro, no corte dos custos processuais e no aligeirar das garantias», segundo o público.

O mesmo jornal procurou obter esclarecimentos tanto da CGD como do empreendimento de Vale de Lobo, mas ambos declinaram fazer declarações sobre o assunto.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Desidério Silva diz que «é preciso fazer alguma coisa imediatamente» para parar violência na Oura

Os desacatos que têm sido noticiados nos últimos dias, na Oura, em Albufeira, são

Sul Informação

Privados tiveram prioridade, mas setor público também já começou a “ir” aos fundos do Algarve 2020

Há muitos projetos de empresas que já viram aprovada a comparticipação de fundos da

Sul Informação

Teresa Luz é a candidata da CDU à Câmara de Loulé

Teresa Luz é candidata da CDU à Câmara de Loulé. A coligação que junta