Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Variante do TrotoA Variante de São Lourenço/Troto da EN125, entre essa localidade próxima de Almancil e o nó do Estádio do Algarve, vai finalmente ser inaugurada na quarta-feira, dia 29, às 15h00.

A inauguração será presidida pelo secretário de Estado das Infraestruturas Guilherme W. D’Oliveira Martins, contando ainda com a presença de Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé, e de António Ramalho, presidente do Conselho de Administração Executivo da Infraestruturas de Portugal.

Variante do Troto (4)Já as demais obras na área de intervenção da concessionária, que, após a renegociação do contrato com o Estado apenas ficou responsável por requalificar a EN125 entre Faro e Vila do Bispo, deverão estar concluídas «até ao final do ano».

Um porta-voz da Infraestruturas de Portugal garantiu ao Sul Informação, em Maio, que «entre 15 de Julho e o final de Agosto não haverá obras na EN125».

Já o secretário de Estado das Infraestruturas Guilhere W. D’Oliveira Martins, quando inaugurou a Variante Norte a Faro, antecipou a data da paragem das obras para 30 de Junho.

No entanto, há ainda muito trabalho por concluir ao longo da EN125, nomeadamente nas rotundas de Lagoa e de Boliqueime, entre outras estruturas em construção.

São ainda necessárias obras em dois pontões sobre a Linha do Algarve, em Maritenda e nas Fontainhas (Ferreiras), que deverão obrigar a cortar o trânsito num extenso troço da estrada.

O corte chegou a estar previsto para 9 de Maio, mas, sobretudo devido aos protestos da Câmara de Loulé e ao receio que os trabalhos se prolongassem pelo Verão, acabou por ser adiado.

Variante do Troto (3)No que toca às obras na restante extensão da EN125, entre Faro e Vila Real de Santo António, não há ainda data prevista para o seu avanço.

A renegociação do contrato que foi feita em 2014 estipulava que este troço da estrada voltasse para a jurisdição da empresa pública, mas a falta de visto do Tribunal de Contas está a impedir que a transferência de competências se efetive e que haja a subsequente calendarização dos trabalhos. Uma situação que se arrasta há longos meses.

A 1 de Junho, abriram os nós de ligação da Variante Norte de Faro à EN2 e Rio Seco, que estavam ainda por concluir desde a abertura da via, em Agosto de 2015.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Almargem exige «relatório independente que indique causas do incêndio no Aterro»

A «elaboração urgente de um relatório independente (e não da Algar) que indique as

Sul Informação

Obras na EN125 deveriam estar prontas amanhã, 30 de Junho…mas não estão

Em Janeiro passado, quando veio ao Algarve anunciar o reinício dos trabalhos, após uma

Sul Informação

Vêm aí mais desvios de trânsito na EN125 nas zonas da Maritenda e Fontainhas

A «colocação dos elementos pré-fabricados de betão, vigas e pré-lajes, nas passagens superiores ao