Os sinais a indicar Sagres ou Vila do Bispo estão colocados, mas tapados por papel, seguro com fita cola. No alcatrão, já dotado de sinalização e rails de proteção, apenas circulam ciclistas, que aproveitam a pista novinha em folha para pedalar à vontade.
Ou seja, as obras de construção da Variante a Lagos da EN125 já estão prontas, faltando apenas a sua inauguração.
Em Faro, seguem em bom ritmo os trabalhos da Variante Norte à cidade, que parecem também quase concluídos.
Então, quando irão abrir estas duas variantes ao trânsito, perguntou o Sul Informação à empresa Infraestruturas de Portugal? A resposta é «em breve», mas nenhuma data concreta é anunciada.
Segundo a empresa, que tutela o cumprimento do contrato da subconcessão Rotas do Algarve Litoral, «os trabalhos de construção decorrem em bom ritmo e em cumprimento com o plano de trabalhos estabelecido».
Assim, revela, «as obras de construção da Variante a Lagos estão já numa fase muito adiantada, pelo que a sua abertura ao tráfego irá ocorrer muito em breve».
Quanto à conclusão da Variante à cidade de Faro e respetiva abertura ao tráfego, «será anunciada brevemente».
Há ainda a obra da Variante do Troto, na zona de Almancil, que está em curso, e cuja conclusão está prevista, segundo a Infraestruturas de Portugal, «no Outono».
Joaquina Matos, presidente da Câmara de Lagos, considera «muito importante» a abertura «quanto antes» da Variante da EN125, que evita a passagem do trânsito por dentro da cidade. Mas admite não ter ainda sido informada de quando terá lugar a abertura daquele novo troço de estrada. «Sei que a obra está muito adiantada, se não mesmo concluída, mas ainda não fomos informados sobre a sua abertura».
Apesar do bom andamento dos trabalhos, depois dos três anos de paragem, a verdade é que há, apesar de tudo, algum atraso, pelo menos a fazer fé nas declarações de Rui Sousa, administrador executivo da concessionária Rotas do Algarve Litoral, em Março passado, durante uma visita, com deputados do PSD, às obras da Variante de Faro.
Nessa altura, Rui Sousa apresentou «30 de Junho» como a data limite para a conclusão dos trabalhos na Variante Norte de Faro. Quanto à Variante de Lagos, deveria ter ficado pronta «em Abril». A Variante do Troto, ainda de acordo com as declarações daquele responsável ao Sul Informação, estará «pronta em Setembro». No geral, garantiu então, «toda a obra [das três variantes e outras intervenções pontuais] ficará concluída até ao final do ano».
A empresa Infraestruturas de Portugal, na informação enviada em resposta às questões colocadas pelo nosso jornal, revela ainda que, «no lanço entre Vila do Bispo e Olhão, foram já realizadas algumas intervenções pontuais de requalificação da EN125, da responsabilidade da concessionária», as Rotas do Algarve Litoral.
Mas os automobilistas devem preparar-se, porque os trabalhos de pavimentação no troço entre Lagos e Vila do Bispo só deverão ficar prontos «até ao final de Julho», «conforme estipulado no plano de obras».
No troço entre Olhão e Lagos, prevê-se que os trabalhos avancem «logo que possível», mas «sempre depois do Verão, de modo a não prejudicar a fluidez de tráfego no período de maior procura desta estrada».
Mais difícil está a realização de obra por parte da Infraestruturas de Portugal no troço entre Olhão e Vila Real de Santo António, já que, salienta a empresa nas suas declarações ao Sul Informação, «a sua concretização está dependente da reversão da entrega a privados deste lanço, o que até ao presente ainda não aconteceu». Ou seja, «até essa reversão se verificar, a estrada está sob jurisdição privada».