A companhia Al-Masrah Teatro, de Tavira e a Baal 17, de Serpa, apresentam este sábado, em Tondela, no Trigo Limpo Teatro Acert, a sua mais recente coprodução “O Xô das Velhas”. Trata-se de um “show” sobre a forma como “as velhas” encaram a evolução de um mundo que “anda muito rápido para o seu passo curto”.
A peça estreou no dia 11 de novembro, em Serpa, e é uma coprodução do Al-Masrah Teatro e da Baal17, de Serpa, e é “um show”, porque “às vezes só a ficção consegue falar daquilo que a realidade tem medo” e, para tal, o grupo, através do espetáculo, “enxota a tragédia da vida real” e chama “a si a comédia real da vida”.
No espetáculo, “um grupo de atores desdobra-se para contar as peripécias do dia-a-dia das velhas” e do seu “confronto com um mundo que se quer cada vez mais jovem, empreendedor e mercantil”.
O grupo quer “refletir” sobre a forma como “as velhas” “encaram a evolução” daquele mundo, que “anda muito rápido para o seu passo curto”, e “como um mundo veloz se aproveita do curto passo das velhas, chamando-as à ribalta ou abandonando-as com um simples “Xô” de chega para lá”.
Depois deste espetáculo, a peça segue para o Alandroal no próximo fim de semana (24 de março), onde vai ser apresentada no Centro Cultural Transfronteiriço, para Lisboa, onde passará dia 30 de março pelo Auditório Carlos Paredes e pelo Cine Teatro de Viana do Alentejo, a 7 de Abril.