As propostas vencedoras do Orçamento Participativo de Odemira vão ser reveladas no dia 12 de Dezembro, às 17h30, numa cerimónia que decorrerá na Biblioteca Municipal. As propostas mais votadas serão incluídas no Orçamento Municipal de 2017, até ao montante global de 500 mil euros.
Nesta edição do Orçamento Participativo a população odemirense escolheu, durante os meses de Outubro e Novembro, entre um total de 14 propostas de investimentos públicos, no valor máximo de 125 mil euros cada, para várias localidades e freguesias, com vista à melhoria ou à criação de equipamentos culturais, desportivos e de lazer.
Na edição deste ano foi introduzida a condição de este Orçamento Participativo afetar 250 mil euros para projetos promovidos nas freguesias do litoral ou com população superior a 1500 habitantes e outros 250 mil euros para projetos promovidos nas freguesias com população inferior a 1500 habitantes.
A apresentação das propostas vencedoras decorrerá no âmbito de uma cerimónia de celebração dos 40 anos do poder local democrático, que incluirá também a assinatura de protocolos com as Juntas de Freguesia e com as instituições sociais do concelho.
«Criado em 2011 com o objetivo de potenciar o exercício da cidadania participada, ativa e responsável, com vista à melhoria da qualidade de vida no concelho, o Orçamento Participativo de Odemira é um dos processos em todo o país com maior índice de participação pública e maior valor de investimento per capita», explica a autarquia local.