O Centro de Interpretação de Vila do Bispo recebe, no dia 5 de abril, sábado, a conferência “Arquivos e Difusão Cultural: boas práticas”. A iniciativa insere-se no âmbito do projeto “Entre Arquivos”, e pretende trazer ao Algarve, até ao fim do ano, diversos especialistas na área da arquivística.
A conferência, que terá como oradora Marta Nogueira, irá ter como base a investigação realizada no âmbito da dissertação de mestrado, “A difusão Cultural no Arquivo Nacional e Arquivos Distritais Portugueses” (Universidade de Évora, 2012), onde é apresentada uma reflexão sobre o enquadramento teórico das atividades e produtos de âmbito cultural da iniciativa dos Arquivos, assim como algumas reflexões e boas práticas associadas à sua conceção e produção.
Marta Nogueira é licenciada em História (1999) com Curso de Especialização em Ciências Documentais nas variantes de Arquivo (2001) e Documentação e Biblioteca (2004) pela Universidade de Lisboa, com pós-graduação em Imagem e Comunicação em Bibliotecas e Centros de Documentação pela Facultad Latinoamerica de Ciencias Sociales (2007) e mestre em Ciências da Informação e da Documentação (2012) pela Universidade de Évora, com a dissertação A difusão cultural no Arquivo Nacional e Arquivos distritais portugueses: exposições documentais (1990-2009).
Foi bolseira do Programa de Investigação integrada da UL no âmbito do projeto Memória Contemporânea da Ciência e Tecnologia da Universidade de Lisboa (1998-2001) e bolseira FCT no projeto Fontes Documentais II da extinta Direção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais do Ministério das Obras Públicas (2002-2005).
Desde 2005 que desempenha funções como técnica superior no Departamento de Documentação da Reitoria da Universidade de Lisboa e desde 2010 exerce funções de coordenadora de Direção Intermédia de 3.º grau no Núcleo do Arquivo e Expediente da Área de Documentação, Arquivo e Expediente dos Serviços Centrais da Universidade de Lisboa.