Vila Real de Santo António recebe, este sábado, dia 14 de junho, a II edição do triatlo longo «Iberman Eurocidade do Guadiana», a única prova do género que une dois países.
A competição inclui uma extensão até ao Alentejo, uma incursão a Espanha, bem como o regresso a Portugal através da travessia da Ponte Internacional sobre o Rio Guadiana.
O desafio inclui 3,8 quilómetros de natação, 180 quilómetros de ciclismo e 42,1 quilómetros de corrida e é organizado pela Câmara Municipal de VRSA, pelo Clube Desportivo Iberman e pela Federação Portuguesa de Triatlo.
A partida está localizada na praia de Monte Gordo, localidade onde se disputará o setor de natação, num percurso de 3,8 quilómetros.
Segue-se a etapa de ciclismo, com um total de 180 quilómetros, que inclui um percurso em linha pelo interior das serras algarvias e alentejana, a travessia da fronteira luso-espanhola na localidade de El Granado e a descida até Ayamonte.
Aqui, segue-se o setor da corrida, num trajeto de 42 quilómetros que inclui a entrada em Portugal através da Ponte Internacional do Rio Guadiana e uma passagem por Castro Marim. A meta estará situada na Praça Marquês de Pombal, em Vila Real de Santo António, onde os participantes se converterão em finalistas desta autêntica prova de fogo.
A II edição do triatlo longo «Iberman» faz parte do calendário de provas que pretende transformar os municípios da Eurocidade do Guadiana (Vila Real de Santo António, Castro Marim e Ayamonte) na capital internacional do triatlo.
Para atingir este objetivo, os três municípios fronteiriços estão a desenvolver um conjunto regular de competições de média e longa distância, cujos percursos incluem a travessia da fronteira do Guadiana, internacionalizando o triatlo e ampliando a projeção das potencialidades da Eurocidade.
Este conjunto de eventos desportivos é desenvolvido através de uma parceria estabelecida entre a Câmara Municipal de VRSA, a Federação de Triatlo de Portugal e o Clube Desportivo Iberman, coletividade desportiva sediada em Huelva (Espanha), que, nos últimos anos, tem impulsionado a difusão do triatlo no sul da Península Ibérica.
De acordo com Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de VRSA, «a prova terá um importante retorno financeiro para o concelho, tendo em conta que cerca de 80 por cento dos atletas participantes ficará alojado em unidades hoteleiras locais, a que se somará todo o staff e familiares dos atletas».
Calendário de provas de triatlo «Eurocidade do Guadiana» 2014/2015:
Triatlo de longa distância > VRSA > 14 junho 2014
Iberman Kids > VRSA > 6 e 7 de setembro 2014
Triatlo Cross > Castro Marim > 5 abril 2015
Triatlo de distância média > Ayamonte > 2 maio 2015
Iberman Kids > Punta del Moral > 27 junho 2015
Triatlo de distância longa > VRSA > 3 outubro 2015