Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Vila Real de Santo António_Praça Marquês de PombalO município de Vila Real de Santo António vai acolher a sede da Associação Internacional de Cidades e Entidades do Iluminismo (AICEI), uma estrutura que se destina à promoção conjunta da importância económica e cultural das urbes que tiveram a sua fundação no período iluminista do século XVIII.

A decisão foi tomada durante o IX Encontro Internacional da AICEI, realizado em Valência (Espanha), fórum que teve como centro de debate «O Património Histórico e a Economia da Cultura».

Para Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de VRSA, com esta missão, Vila Real de Santo António reforça ainda mais a sua importância como cidade iluminista e está empenhada em promover um debate amplo sobre os desafios que se colocam à regeneração urbana, tendo em vista a preservação arquitetónica e a atual situação económico-financeira.

«O Centro Histórico de Vila Real de Santo António constitui, na atualidade, um dos melhores exemplos da arquitetura e do urbanismo do século XVIII, cuja importância levou à aprovação de um Plano de Salvaguarda do seu Núcleo Pombalino e à criação da primeira Área de Reabilitação Urbana (ARU) do país», nota Luís Gomes.

Está a ser alvo da maior operação de requalificação jamais realizada, avaliada em um milhão e meio de euros, e que está a transformar a cidade numa referência turística e comercial.

O processo, em marcha desde 2013, é financiado pelo fundo comunitário Jessica e deu origem à criação da marca «VRSA a Céu Aberto», através da qual foi uniformizado todo o comércio e material urbano e requalificados os edifícios mais emblemáticos da cidade.

A AICEI é uma associação sem fins lucrativos, de carácter internacional, que visa estabelecer uma rede de cooperação e de estudo entre as cidades e entidades membros, promovendo a valorização e a conservação do património herdado do «Século das Luzes».

Através das suas atividades e congressos anuais, destina-se a difundir o conhecimento e a proteção do património material e imaterial do século XVIII e a sua projeção e reflexo no século XXI, considerando que os seus valores são um elemento diferenciador para o progresso e o desenvolvimento socioeconómico.

Atualmente, a AICEI conta com 14 membros dos quais fazem parte cidades e entidades tais como Barcelona, Real Sítio de San Ildefonso/Segóvia, Almacelles, Ferrol, Valência, Es Castell/Menorca, Cádiz, Universidade de Cádiz, Madrid, Cartagena, Vila Real de Santo António e a cidade de Guatemala, onde funciona a sub-sede da AICEI para o continente ibero-americano.

sulinformacao

Também poderá gostar

baleia encalhada Monte Gordo

Baleia encalha na Praia de Monte Gordo [com vídeo]

Uma baleia-comum (Balaenoptera physalus) está encalhada na Praia de Monte Gordo, em frente ao

Sul Informação

Moçoilas querem dar música às histórias de vida que recolhem na serra algarvia

Há histórias de vida das gentes da serra algarvia que não são contadas em

Sul Informação

As “passinhas do Algarve” na seca de 1875, ou o retrato social e económico da região – Olhão, Faro, Vila Real de Santo António e Alcoutim

Os efeitos da seca não eram, em Olhão, diferentes dos outros concelhos do litoral