Os municípios fronteiriços de Vila Real de Santo António e Ayamonte (Espanha) participaram, na passada semana, numa visita de trabalho à Eurocidade Chaves-Verín, um bom exemplo de cooperação internacional entre duas cidades vizinhas, iniciado no final de 2007.
A delegação portuguesa foi composta pelo presidente e vice-presidente da autarquia vila-realense, Luís Gomes e José Carlos Barros, respetivamente, e pelo presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR) e atual presidente da Eurorregião Alentejo-Algarve-Andaluzia, David Santos.
A comitiva espanhola foi composta por três vereadores do município de Ayamonte, responsáveis pelas áreas do turismo, desenvolvimento local, serviços e juventude.
Depois da constituição da Eurocidade Ayamonte – VRSA, no passado dia 9 de janeiro, esta delegação luso-espanhola escolheu Chaves e Verín para visitar tendo em consideração o facto de estas localidades serem uma referência ibérica em projetos de cooperação transfronteiriça. Por outro lado, representam a primeira Eurocidade da Eurorregião Norte de Portugal-Galiza.
Durante a jornada de trabalho, os autarcas de ambos os países foram recebidos na sede da Eurocidade nortenha (antiga alfândega de Feces de Abaixo) pelos edis de Chaves e Verín, João Batista e Juan Manuel Jiménez, respetivamente, que mostraram as instalações e explicaram a realidade deste projeto transfronteiriço.
Depois, o secretariado técnico da Eurocidade Chaves-Verín fez uma breve apresentação deste projeto criado em 2007, enumerou as iniciativas já desenvolvidas e previstas, mostrou os resultados alcançados e exemplificou as barreiras a ultrapassar.
Além de ter sido mostrado in loco o funcionamento da Eurocidade, foram também partilhadas experiências de trabalho que podem agora ser replicadas e assim beneficiadas pelos cidadãos de Ayamonte e Vila Real de Santo António.
Sobre a Eurocidade Ayamonte – VRSA
A Eurocidade Ayamonte – Vila Real de Santo António é um projeto que vai além da cooperação institucional e pretende o fortalecimento na ligação já existente entre os dois municípios, exemplificando um novo modelo de cooperação e promovendo a convergência económica, social, cultural, turística e ambiental entre as duas cidades.
O acordo ultrapassa as trocas comerciais e culturais e possibilitará aos habitantes de VRSA utilizar os equipamentos coletivos de Ayamonte, beneficiando das mesmas condições dos residentes daquela localidade espanhola, e vice-versa. Assim, o «efeito de fronteira» deixa de ser um inconveniente para se tornar uma oportunidade.
Para isso, está em estudo a criação do cartão do Eurocidadão, cujas vantagens deverão estender-se ao comércio tradicional, através de um conjunto de descontos e promoções concedidos aos portadores.