O algarvio Mário Centeno, ministro das Finanças, natural de Vila Real de Santo António e «detentor de uma carreira internacional de sucesso», é uma das personalidades homenageadas pelo Município, no próximo dia 13 de maio, feriado da cidade.
Além do atual ministro, serão ainda homenageados, entre outros, João Vasques, antigo jogador e fundador das escolas do Lusitano Futebol Clube, bem como os autores do Presépio Gigante de VRSA.
A cerimónia inclui-se na habitual Sessão Solene Comemorativa da Fundação de VRSA, que começa às 10h30, no Centro Cultural António Aleixo. Durante a cerimónia, serão distinguidas as diversas personalidades que se destacaram pelo seu mérito ou contributos para o concelho e entregues diplomas de mérito aos melhores alunos e aos funcionários com 20 anos de serviço.
Mas as comemorações do 242º aniversário da fundação de Vila Real incluem um programa cultural e musical, que até já começou no dia 8, com o espetáculo de beneficência «Cantar de Amigos», às 16h30 no Centro Cultural António Aleixo.
A partir de hoje, dia 12, a Praça Marquês de Pombal recebe a Feira Histórica, entre as 10h00 e as 23h00, e recua à Idade das Luzes, com um conjunto de recriações de época e venda de artesanato e produtos típicos.
Na tarde do feriado municipal, dia 13, depois da sessão solene da manhã, a partir das 18h00, tem início o Cortejo Histórico e Etnográfico, com início no Arquivo Histórico Municipal, que percorrerá as principais ruas de VRSA e terminará na Praça Marquês de Pombal.
A iniciativa percorre quatro séculos de história e faz um retrato histórico desde a fundação da vila até aos nossos dias, momento em que será apresentado o projeto online VRSA TV.
Ao serão, às 22h00, a Praça Marquês de Pombal recebe um espetáculo de fado com César Matoso e Sara Paixão.
Já no dia 14 de maio, às 16h00, no Campo Francisco Gomes Socorro, tem lugar o torneio triangular de futebol, com a participação das equipas de veteranos Lusitano FC, Monte Agraço FC e Associação Desportiva e Cultural de Tunes.
Também no dia 14, decorre o Festival de Bandas Filarmónicas, com início às 21h30, na Praça Marquês de Pombal. Igualmente à noite, pelas 21h30, o Centro Cultural António Aleixo recebe o Festival «Arte sem Fronteiras 2016», com um espetáculo de dança pela companhia Splash.
As celebrações terminam no dia 20 de maio, com um concerto de Susana Travassos, às 21h30, no Centro Cultural António Aleixo.