A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e a Liga dos Amigos da Galeria Manuel Cabanas celebram, no próximo fim de semana, o 110º aniversário do nascimento do mestre Manuel Cabanas, ativista, benemérito e artista, natural de Vila Nova de Cacela (VRSA).
As comemorações começam no dia 10, sexta-feira, às 17h30, no Auditório da Biblioteca Municipal Vicente Campinas, com a apresentação do livro de Joaquim Vairinhos, «Coisas do Coração».
A sessão conta com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, José Carlos Barros, que assegurará igualmente a intervenção de abertura das celebrações.
No sábado, dia 11, o programa começa com uma romagem ao cemitério de Cacela. O ponto alto será a inauguração do «Espaço Manuel Cabanas», no Arquivo Histórico Municipal, às 11h00, a que se seguirá um momento musical com o «In Tento Trio», um projeto desenvolvido por Fernando Pessanha, pianista e compositor que tem vindo a apresentar-se ao vivo com o baixista Pedro Reis e o baterista João Melro.
Meia hora mais tarde, será inaugurada a mostra filatélica, organizada pela Secção de Colecionismo da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de VRSA, onde será apresentado o selo, carimbo, postal, envelope e pin produzidos para assinalar a efeméride.
A exposição irá prolongar-se até ao dia 18, nas instalações dos bombeiros, e é um dos 28 eventos que os clubes filatélicos da Federação de Filatelia têm previstos para 2012.
Pelas 11h45 será apresentado o site da Liga dos Amigos do Mestre Manuel Cabanas, a que seguirá, ao meio-dia, uma conferência pelo professor António Valdemar, sob o tema «Joaquim Rebocho, um pintor algarvio do século XX».