Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O grupo Virgem Suta vai juntar-se à Banda Filarmónica Artistas de Minerva num concerto que vai ter lugar este sábado, dia 24 de Junho, às 21h30, na Cerca do Convento, em Loulé. Neste «encontro musical irrepetível e surpreendente», que se realiza no âmbito do ciclo musical do Cine-Teatro Louletano “O Longe é Aqui”, a filarmónica dirigida artisticamente por José Branco «reinventa o repertório do projeto liderado por Jorge Benvinda e Nuno Figueiredo», segundo a Câmara de Loulé.

O ciclo “O Longe é Aqui” começou em 2016, com uma parceria musical entre os Artistas de Minerva e o músico Jorge Palma, que se repete agora com os Virgem Suta, banda alentejana que «transpira portugalidade e o assume». «Mas são tão contemporâneos que a raiz portuguesa só lá está porque não têm outro remédio. Não tenhamos dúvidas de que, se fossem espanhóis, tocariam castanholas. Assim, tocam adufe e cavaquinho porque é isso que lhes é natural. A isto aliam uma ironia que aparece a espaços, insólita, não de riso fácil, mas daquele que só é esboçado depois de se ter desconstruído a mensagem», segundo a Câmara de Loulé.

Já a anfitriã banda da Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva, tem um percurso bem diferente e enraizado na história de Loulé. Afinal, festejou em 2016 o seu 140º aniversário, uma idade de respeito.

«Mantendo uma vitalidade cultural sem interrupções até aos nossos dias, a banda é composta atualmente por 44 músicos de ambos os sexos, com idades que vão dos 10 aos 74 anos. Com uma escola de música integrada na estrutura, aí são ministradas gratuitamente aulas nas disciplinas de Instrumentos de Sopro, Percussão, Formação Musical e Classe de Conjunto. A Banda Filarmónica é ainda uma presença assídua em festivais nacionais e em Espanha, organizando também masterclasses e vários certames culturais em que participam agrupamentos de música desde orquestras sinfónicas e bandas militares até outros projetos musicais», segundo a autarquia louletana.

Os bilhetes para o espetáculo custam 10 euros para o público em geral e 8 euros para maiores de 65 e menores de 30 anos. O Cartão de Amigo é aplicável a este espetáculo.

sulinformacao

Também poderá gostar

Janeiras em Portimão

Portimão vai cantar as Janeiras e não faltará bolo rei e jeropiga

As Janeiras vão soar na alameda da Praça da República, em Portimão, no sábado,

Órgãos Antigos a Sul José Carlos Araújo

Ciclo “Órgãos Antigos a Sul” leva música barroca francesa à Igreja do Carmo

O ciclo “Órgãos Antigos a Sul” vai ter mais uma sessão no sábado, dia

Low Tech Groove

Low Tech Groove atuam no Cantaloupe Café de Olhão

O quarteto Low Tech Groove vai atuar no domingo, dia 7 de Janeiro, às