Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Vila Real de Santo António vai ter um novo pólo de formação do Instituto do Emprego e Formação profissional (IEFP) a funcionar antes do final do ano. O investimento de cerca de 350 mil euros do IEFP vai permitir que se ganhem novas condições para formação profissional e promoverá a reabilitação de um antigo espaço comercial, hoje sem uso.

A assinatura do protocolo entre o IEFP, que entra com o dinheiro, e a empresa municipal vilarealense SGU, que realizará as obras de remodelação do antigo Lidl da Urbanização das Amendoeiras, um edifício cedido pela autarquia, decorreu esta terça-feira, em Vila Nova de Cacela, na sede da empresa Frusoal. A obra deverá começar «no próximo mês» e estará concluída «até ao final deste ano».

Segundo o vice-presidente do IEFP Félix Esménio, as novas instalações do centro de formação de VRSA terão «uma oficina, uma sala de trabalhos práticos, duas salas de formação e duas salas de multimédia e informática e uma sala de coordenadores e formadores».

«Vamos ter aqui formações para jovens, no âmbito da aprendizagem dual, de formação em alternância com equivalência escolar, mas também formação para adultos desempregados e ativos empregados, no âmbito do Formação Algarve», acrescentou.

Foi a entrega de certificados de diversas ações de formação e a celebração de novos contratos com futuros formandos que trouxe Félix Esménio e o secretário de Estado do Emprego Pedro Roque ao Algarve, ontem. Entre os diplomas entregues estavam os dos trabalhadores da Frusoal, o maior empregador privado do concelho e que foi «a primeira empresa a aderir» ao programa de promoção do emprego Formação Algarve lançado em 2012 pelo Governo.

«No novo pólo, vamos ter formação nas áreas da eletricidade, eletrónica, manutenção industrial e hoteleira. Também vamos ter formações na área da multimédia e da economia do mar. Vamos trabalhar na formação dos trabalhadores de alguns projetos de investimentos que estão previstos para aqui. Também vamos tocar a área dos serviços de apoio à comunidade e geriatria, de apoio às pessoas mais idosas», revelou o vice do IEFP.

O investimento feito pelo IEFP tem o objetivo de melhorar as condições tanto para formandos como para os professores, uma vez que «a câmara de VRSA identificou um espaço que tem muito mais qualidade que o atual pólo que existe».

Além deste programa de formação pré-definido, Félix Esménio abre a porta a outro tipo de ações, nomeadamente a «tudo aquilo que seja identificado como necessidade importante e em que haja boas perspetivas de emprego».

Durante a sessão, o município de Vila Real de Santo António foi elogiado por Pedro Roque, que considerou que tem sido um «excelente exemplo na criação de medidas ativas de emprego e no desenvolvimento de políticas inclusivas», ao abrigo das quais foram recentemente integradas cerca de 20 pessoas com deficiências e incapacidades.

Estes 20 funcionários da autarquia estiveram entre aqueles que receberam ontem os seus certificados de formação.

sulinformacao

Também poderá gostar

baleia encalhada Monte Gordo

Baleia encalha na Praia de Monte Gordo [com vídeo]

Uma baleia-comum (Balaenoptera physalus) está encalhada na Praia de Monte Gordo, em frente ao

Sul Informação

Odiana viu aprovados três projetos transfronteiriços dos quais é parceira

Três projetos dos quais a associação Odiana é um dos parceiros foram aprovados no

Sul Informação

Crepes recheados de sabores algarvios partem de São Brás para o mundo

A inspiração surgiu em França, mas, como indica o nome, os crepes do são-brasense