Massa de berbigão, arroz, papas, rissóis, ou berbigão ao natural, confecionados no momento, são algumas das iguarias disponíveis na décima edição do Festival do Berbigão, que decorre no fim-de-semana de 8 e 9 de setembro no Polidesportivo da Figueira e promete levar milhares de pessoas a esta localidade da freguesia da Mexilhoeira Grande.
A animação musical também não vai faltar e no primeiro dia inclui animação musical com a Banda Atlantis e a atuação da artista Maria Lisboa, enquanto no dia seguinte, após a atuação da organista e vocalista Vera Lúcia, a música tradicional ficará a cargo do Grupo Coral, seguindo-se o cantor Tony das Favelas.
A razão de ser deste Festival radica no facto de a população local continuar a manter uma forte ligação com a apanha do berbigão na Ria de Alvor, meio de sobrevivência para muitas famílias que dependiam dessa atividade.
O certame vai decorrer entre as 19h00 e a 01h00 e a entrada continua a custar 3 euros, com direito a um pires de berbigão, numa organização da Sociedade Recreativa Figueirense, com os apoios da Câmara Municipal de Portimão, Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande, Delta Cafés, Rádio Lagoa, Albano Gás e Cerveja Sagres.