Os “Xutos & Pontapés” regressam este ano à Fatacil, em Lagoa, após terem estado ausentes do cartaz em 2012 e 2013, para grande desagrado dos seus muitos fãs. A banda de Tim e Zé Pedro é mesmo a escolhida para fechar, em grande, no dia 24 de agosto, os espetáculos daquela que pretende voltar a ser a maior feira a Sul do Tejo e que este ano apresenta uma programação de luxo.
O cartaz apresenta António Zambujo (15 de Agosto), UHF (16), Dolinda (19), Ana Moura (22), Pedro Abrunhosa (23), e ainda Richie Campbell (17), Bon Giovi -Tributo aos Bon Jovi (18) e Lucky Duckies (20).
Em mensagem enviada à organização, os Xutos sublinharam que «mais uma vez temos o prazer de voltar ao Palco da Fatacil que, em 2014, festeja, tal como nós, 35 anos. Já faz parte do nosso roteiro de concertos, em cada Tour, a passagem pela Fatacil. É sempre uma festa, é um grande prazer regressar à Feira que tanto faz pela divulgação da gastronomia, artesanato, música e indústria de Portugal».
Mas as novidades não se ficam por aqui, para o certame que decorre de 15 a 24 de agosto. A primeira é o preço: os bilhetes baixaram de preço e passam a custar apenas 3,5 euros, dando acesso não só à feira e a todas as suas atividades e animação, como aos concertos.
Na conferência de imprensa de apresentação da Fatacil, que teve lugar na segunda-feira a bordo do catamarã «Ophelia», ao largo da costa de Lagoa, os responsáveis pela Fatasul, entidade organizadora, e da Câmara de Lagoa sublinharam que «compreendendo a dificuldade económica que atravessa o país e que se reflete na população, no fundo aquela que nos dá a razão para a realização da Fatacil», foi decidido baixar o preço de modo a «contribuir para alargar a possibilidade de trazermos mais gente, dando cada vez mais uma maior dimensão» ao certame.
Aumenta o número de empresas de Lagoa presentes
Depois de, nos anos mais recentes, a Fatacil ter perdido a sua importância enquanto montra da economia local e regional, em 2014, já está garantida a presença de «duas dezenas de empresas de Lagoa», nomeadamente algumas da hotelaria local, enquanto «75% de toda a área de exposição» já está vendida. Isto é, para os responsáveis, uma «garantia de sucesso».
Além disso, sublinharam, haverá uma «abordagem diferente sobre a qualidade e seleção dos stands comerciais», provavelmente para evitar a repetição do que se passou nas duas edições anteriores, em que espaços nobres da feira eram ocupados, em último recurso, por vendedores de meias e de sapatos.
Novidade será também a nova estrutura do setor equestre e o «redimensionamento» do espaço «Amar a Terra», da responsabilidade da Direção Regional de Agricultura e Pesca do Algarve.
Será disponibilizado mais espaço para este setor, permitindo assim «alargar a participação a produções de outras áreas, nomeadamente de produtos de pesca, da floresta e da produção de queijos, que começa a ter algum significado na região».
Ao longo dos últimos anos, o setor agropecuário da Fatacil sofreu alterações, diminuíram os animais e surgiram os aromas e sabores algarvios e, segundo a DRAP do Algarve, faltam os saberes, que não tardarão a chegar.
«Foi uma aposta. O Algarve ganhou um novo espaço de promoção no seu maior evento e o setor agropecuário ganhou muitos visitantes e proporcionou um local de negócio para os produtores do setor primário da região. Hoje o maior problema é satisfazer todos, mas o que à partida poderá parecer um ponto fraco, constitui, sim, um ponto forte, por obrigar a sermos mais criteriosos na seleção das candidaturas, optando sempre pelas de melhor qualidade reconhecida, permitindo também, trazer à feira os produtos inovadores», explicou Lino Camacho, da DRAP.
Crianças e famílias terão espaço de animação próprio
Os mais novos visitantes da Fatacil passarão também a ter um espaço a si dedicado, de modo a fomentar a visita por parte das famílias. Assim, haverá no recinto uma área com mil metros quadrados, onde se desenvolverá a animação para as crianças e outras surpresas.
Tendo como media partners Antena 1, Antena 3 e RTP, de modo a darem «maior visibilidade à Feira», no dia de abertura, no feriado de 15 de agosto, o programa televisivo «Verão Total» vai ser transmitido diretamente de Lagoa, entre as 10 e as 18h00.
Em paralelo, haverá ainda o “VI Concurso dos Vinhos do Algarve”, Provas de Vinhos e demonstrações culinárias comentadas, Concurso Regional do Mel, colóquios (Vinho e Saúde e Potencialidades do Mar do Algarve), uma conferência sobre a Dieta Mediterrânica, o ciclo de Tertúlias Fatacil e um mural informativo sobre a Zona Marítima Portuguesa.
Por fim, falta divulgar o cartaz dos artistas que irão desfilar pelo palco 2, cujo cartaz é composto por músicos da região, contribuindo desta forma para a divulgação de valores artísticos, culturais, etnográficos, como Pedro Frias Band, Beto Kalulu, José Praia e Áqua Viva, Joana Rodeira, Ricardo Sousa, Luís Vieira, Benvindo Barros, Folequestra, Grupo de Cantares do Parchal e Fonte Nova, e ainda noite de fado com Pedro Viola, Cremilde, Helder Coelho e Ana Marques.
Os parceiros comerciais da 35ª edição da Fatacil são as empresas e entidades Slide & Splash, Cafés Delta, Caixa de Crédito Agrícola, Sociedade Central de Cervejas (Sagres), Turismo do Algarve, Direção Regional de Agricultura e Pescas, Rações Zêzere e Repsol Gás.
Domingo 17 – 22h00 – A Fatacil como Instrumento de Promoção do Algarve
Segunda-feira 18 – 22h00 – Lagoa, a Cidade, o Campo e o Turismo
Terça-feira 19 – 22h00 – A Dieta Mediterrânica – Património Imaterial da Humanidade
Quarta-feira 20 – 22h00 – Produtos de Qualidade do Algarve
Quinta-feira 21 – 22h00 – Mar – O investimento nas Pescas e a Qualidade do Pescado
Sexta-feira 22 – 22h00 – A Qualidade dos Vinhos do Algarve
Sábado 23 – 22h00 – Jovem Agricultor – Uma Saída Profissional
ATIVIDADES NÃO PREVISTAS NO PROGRAMA
Sexta-feira 15 – 21h00 – Degustação de Produtos Regionais, com Entidades Oficiais convidadas para a Inauguração da Fatacil
Sábado 16 – 13h00 – Almoço com membros do Júri do Concurso de Vinhos, palestrantes do Colóquio e Produtores concorrentes
Sábado 16 – 20h00 – Jantar de entrega de prémios do VII Concurso de Vinhos do Algarve
PROGRAMA DO SETOR AGROPECUÁRIO
Sexta-feira 15 – 20h00 – Demonstração Culinária – Produtos do Mar e Demonstração de Decantação de Vinho do Algarve
Sábado 16 – 10h00 – VII Concurso de Vinhos do Algarve e Colóquio “Vinho e Saúde” – Convento de S. José
Domingo 17 – 19h00 – Demonstração Culinária – Produtos da Ria Formosa
Domingo 17 – 21h00 – Visita guiada ao Painel do Mar do Algarve “Sabia que…”
Domingo 17 – 22h00 – Tertúlia – A Fatacil como Instrumento de Promoção do Algarve
Segunda-feira 18 – 10h00 – Concurso do Mel do Algarve
Segunda-feira 18 – 19h00 – Demonstração Culinária – Produtos da Serra
Segunda-feira 18 – 22h00 – Tertúlia – Lagoa, a Cidade, o Campo e o Turismo
Terça-feira 19 – 15h00 – Conferência “Dieta Mediterrânica – Património Imaterial da Humanidade” – Convento de S. José
Terça-feira 19 – 19h00 – Demonstração Culinária – Dieta Mediterrânica
Terça-feira 19 – 22h00 – Tertúlia – “A Dieta Mediterrânica, Património Imaterial da Humanidade
Quarta-feira 20 – 19h00 – Demonstração Culinária – Doçaria Regional e Demonstração de Decantação de Vinho do Algarve
Quarta-feira 20 – 22h00 – Tertúlia – Produtos de Qualidade do Algarve
Quinta-feira 21 – 15h00 – Colóquio “Potencialidades do Mar do Algarve” – Convento de S. José
Quinta-feira 21 – 19h00 – Demonstração Culinária – Produtos do Mar
Quinta-feira 21 – 22h00 – Tertúlia – Mar – O Investimento nas Pescas e a Qualidade do Pescado
Sexta-feira 22 – 19h00 – Prova de Vinhos do Algarve – Confraria dos Enófilos e Gastronómica do Algarve “Beber, com moderação”
Sexta-feira 22 – 22h00 – Tertúlia – A Qualidade dos Vinhos do Algarve
Sábado 23 – 19h00 – Demonstração Culinária – Produtos do Mar e Tertúlia – Jovens Produtores do Agrícolas
Domingo 24 – 19h00 – Demonstração Culinária – Produtos da Serra e do Mar e Prova de Licores Tradicionais e Medronho