Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

aviso vermelhoO Algarve e o Alentejo litoral vão estar este domingo, a partir do meio dia, sob Aviso Laranja, o segundo mais grave numa escala de quatro, devido à forte agitação marítima na costa ocidental.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê ondas de noroeste com 5 a 6 metros, podendo atingir 9 a 11 metros de altura máxima. Este aviso mantem-se até às 18h00 de segunda-feira.

Mas o IPMA colocou ainda todo o resto do Algarve sob Aviso Amarelo, devido ao vento, que poderá ter rajadas até 90 km/h e ate 110 km/h nas terras altas.

Mais grave será a situação no Norte e Centro do país. Segundo a informação que o IPMA acaba de divulgar, amanhã, dia 14, domingo, «devido ao estabelecimento de um fluxo forte de noroeste, com transporte de ar polar, ocorrerão aguaceiros que poderão ser de granizo e/ou acompanhados de trovoada, em especial nas regiões Norte e Centro».

Prevê-se queda de neve acima dos 1200 metros, descendo gradualmente a cota para os 600 metros.

Durante o dia 15, segunda-feira, os aguaceiros diminuirão gradualmente de intensidade e frequência e a cota da neve subirá gradualmente até aos 1000 metros.

O vento soprará moderado a forte de noroeste, com rajadas que poderão chegar aos 100 km/h no litoral oeste e forte a muito forte com rajadas até 120 km/h nas terras altas, em especial durante a manhã e a tarde do dia 14.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Primeiros 20 dias de Junho tiveram temperaturas «muito superiores aos valores normais»

Os primeiros 20 dias do mês de Junho têm sido caracterizados por «valores altos

Sul Informação

Maio foi mês «extremamente quente» em Portugal continental, com a seca a agravar-se

O mês de Maio, em Portugal continental, foi «extremamente quente» em relação à temperatura

Sul Informação

Abril de 2017 foi o o 5º mês de Abril mais quente desde 1931

O mês de Abril de 2017 em Portugal Continental foi «extremamente quente e extremamente