Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Temporal-no-marAs barras de Lagos, Alvor, Albufeira, Tavira e Vila Real de Santo António estão hoje fechadas a toda a navegação, devido à agitação marítima forte, prevendo-se ondas com 4 a 5 metros, informou a Marinha portuguesa.

Quanto às barras de Portimão e Faro, estão fechadas a embarcações com comprimento inferior a 10 metros.

Em todo o país, segundo revela a Marinha na sua página na internet, estão fechadas a toda a navegação onze barras marítimas (Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, São Martinho do Porto, além das cinco algarvias referidas acima).

A Marinha indica também que as barras de Aveiro e da Figueira da Foz estão fechadas a embarcações com comprimento inferior a 15 e 11 metros, respetivamente.

Por causa da agitação marítima forte, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Leiria, Coimbra, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro entre as 3h00 e as 18h00 de hoje, prevendo-se ondas com 4 a 5 metros.

O IPMA prevê para hoje na costa ocidental ondas de sudoeste com 4 a 5 metros, passando gradualmente a ondas de oeste com 2,5 a 3,5 metros.

Na costa sul algarvia, prevê-se ondas de sueste com 2 a 3 metros, passando gradualmente a ondas de sudoeste com 1,5 a 2,5 metros.

O IPMA prevê para esta segunda-feira céu muito nublado, com abertas a partir da tarde nas regiões Norte e Centro.

Haverá ainda períodos de chuva, por vezes forte, passando gradualmente a regime de aguaceiros fracos e pouco frequentes durante a tarde e que poderão ser na forma de neve acima de 1400 metros de altitude. Condições favoráveis à ocorrência de trovoada.

O vento será moderado (15 a 30 km/h) do quadrante sul, soprando moderado a forte (30 a 50 km/h) no litoral, com rajadas até 80/100 km/h, em especial a norte do Cabo Mondego, tornando-se fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante oeste durante a tarde.

Nas terras altas, o vento soprará forte a muito forte (45 a 60 km/h) do quadrante sul com rajadas até 120 km/h, tornando-se moderado a forte (30 a 45 km/h) do quadrante oeste a partir do meio da tarde.

O IPMA prevê igualmente subida da temperatura mínima e pequena descida da temperatura máxima nas regiões Norte e Centro.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 15 e 18 graus Celsius, no Porto entre 13 e 16, em Vila Real entre 8 e 12, em Viseu entre 9 e 12, em Bragança entre 3 e 10, na Guarda entre 5 e 9, em Coimbra entre 12 e 16, em Castelo Branco entre 8 e 13, em Santarém entre 14 e 18, em Évora entre 11 e 16, em Beja entre 13 e 17 e em Faro entre 16 e 19.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Primeiros 20 dias de Junho tiveram temperaturas «muito superiores aos valores normais»

Os primeiros 20 dias do mês de Junho têm sido caracterizados por «valores altos

Sul Informação

Maio foi mês «extremamente quente» em Portugal continental, com a seca a agravar-se

O mês de Maio, em Portugal continental, foi «extremamente quente» em relação à temperatura

Sul Informação

Abril de 2017 foi o o 5º mês de Abril mais quente desde 1931

O mês de Abril de 2017 em Portugal Continental foi «extremamente quente e extremamente