Depois da descida da temperatura registada esta sexta-feira, 22 de Julho, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) avisa para um «subida acentuada da temperatura na parte ocidental do território», para este sábado, dia 23.
Assim, nas regiões do litoral oeste, incluindo a Beira Litoral, Estremadura e no Barlavento algarvio, as temperaturas máximas terão subidas da ordem de 7 a 10°C em relação às máximas registadas esta sexta-feira, o que irá atirar as máximas para bem perto ou até mais dos 40ºC.
Na parte restante do território, a subida da temperatura máxima será da ordem de 2 a 5°C. Irá registar-se também uma subida da temperatura mínima, mas menos expressiva.
No dia 24, domingo, haverá ainda uma subida da temperatura, prevendo-se que a máxima atinja valores entre os 30 e 40°C na maior parte do território, excetuando as terras altas e alguns locais do litoral, onde se prevê valores entre 25 e 30°C, e as região de Alentejo, Vale do Tejo e Vale do Douro, onde se prevê valores entre 40 e 42°C.
A temperatura mínima, a partir do dia 24, domingo, deverá registar valores entre 20 e 23°C na generalidade das regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto/Estrela, e entre 15 e 20°C no restante território.
Este episódio de tempo quente deverá prolongar-se até ao final da próxima semana, nas regiões do interior.
Contudo, haverá uma descida da temperatura no dia 25, segunda-feira, no litoral centro, e, generalizando-se a todo o litoral, incluindo a região interior da Beira litoral e Estremadura, no dia 26.