Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Todo o país, de Norte a Sul, está sob aviso Amarelo, devido ao tempo frio, com «persistência de valores baixos da temperatura mínima», anuncia o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o site Meteofontes, esta segunda-feira, dia 16, as mínimas descerão para perto dos 0ºC no interior Algarvio e Alentejano, aos 5ºC junto ao litoral e aos -1ºC no interior Norte e Centro.

Mas a partir da quarta-feira, com a chegada em força do tempo frio, a madrugada terá já mínimas na ordem dos -6ºC no interior Norte, -3ºC no interior Centro e 4ºC junto ao litoral Oeste e Sul.

Neste dia, as máximas não deverão ultrapassar os 7ºC aqui no Algarve e grande parte do continente, com o interior Norte e Centro a não irem além dos 2ºC/3ºC de máxima. Nas terras altas (Serra da Estrela principalmente), as mínimas descerão ainda mais.

O Meteofontes explica que a semana começa com a «continuação de influência anticiclónica, cujo centro se irá deslocar para NE e que, em conjugação com uma depressão localizada no Mediterrâneo, irão “empurrar” ar muito frio “siberiano” na direção da Península Ibérica, principalmente entre quarta e sexta-feira, esperando-se que sejam dias verdadeiramente muito frios».

Para hoje, e enquanto a vaga de frio não chega em força, é de esperar mais um dia de céu pouco nublado, vento fraco a moderado de Norte e com temperaturas máximas a rondar os 15ºC no Algarve, 14ºC no litoral Oeste e Alentejo e os 8ºC no interior Norte.

As mínimas descerão para perto dos 0ºC no interior Algarvio e Alentejano, aos 5ºC junto ao litoral e aos -1ºC no interior Norte e Centro. No mar, a ondulação será de noroeste inferior a 1 metro na costa Sul e a rondar os 2 metros na costa Ocidental.

Amanhã teremos um dia similar ao de hoje, com céu pouco nublado e temperaturas sem grande alteração.

O frio chegará então em força na quarta-feira, com mínimas que poderão rondar os 4 graus no litoral do Algarve e os zero graus no interior da região e as máximas a não ultrapassar os 7ºC.

A madrugada de quinta-feira será novamente gelada, com as mínimas a descerem ainda mais, chegando a valores negativos em quase todo o Continente, à exceção do litoral, onde rondará os 2 a 3ºC no máximo.

O dia será também fresco, com máximas a não passarem dos 8ºC aqui no Sul.

O site Meteofontes acrescenta que sexta-feira será ainda outro dia muito frio, muito similar a quinta-feira, com as temperaturas mais baixas a começaram a retirar-se no fim-de-semana, com a possível chegada da chuva.

Tendo em conta estas condições do tempo, a recomendação é para que todos tomem as devidas precauções relativamente à proteção contra o frio, seguindo as recomendações das entidades oficiais.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Primeiros 20 dias de Junho tiveram temperaturas «muito superiores aos valores normais»

Os primeiros 20 dias do mês de Junho têm sido caracterizados por «valores altos

Sul Informação

Maio foi mês «extremamente quente» em Portugal continental, com a seca a agravar-se

O mês de Maio, em Portugal continental, foi «extremamente quente» em relação à temperatura

Sul Informação

Abril de 2017 foi o o 5º mês de Abril mais quente desde 1931

O mês de Abril de 2017 em Portugal Continental foi «extremamente quente e extremamente