Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A queda de neve, em flocos, no Sotavento algarvio, «fenómeno pouco frequente» no Algarve, é um dos aspetos mais interessantes da vaga de frio que atingiu Portugal Continental, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

No dia 19, em cerca de 86% das estações da rede IPMA observaram-se temperaturas mínimas abaixo de 0°C, tendo os referidos valores variado entre -9.9°C no Sabugal e + 2.9°C em Aveiro.

Neste dia, o menor valor da temperatura máxima, 2.1°C, foi registado na Guarda, e o maior valor, 13.8°C, foi registado em Aljezur.

O IPMA explica que tudo isto se deveu a «um fluxo de norte, determinado por um anticiclone que se estendia desde a Islândia às Canárias e um vale depressionário estendendo-se desde a Escandinávia ao Mediterrâneo». Esse fluxo de norte, no início da semana, dias 15 e 16, «transportou ar extremamente frio da região polar para a Europa Central e do Sul».

Nos dias seguintes, «com a mudança do fluxo para nordeste, a massa de ar frio e seco veio a atingir, a partir do dia 18, o território do Continente, originando valores muito baixos da temperatura do ar».

No Algarve, tal como o Sul Informação noticiou, ontem chegou a cair neve, em zonas do interior do Sotavento e na Serra do Caldeirão, mas também no litoral, nomeadamente em Tavira, Monte Gordo ou Vila Real de Santo António, onde já não nevava há 63 anos.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Primeiros 20 dias de Junho tiveram temperaturas «muito superiores aos valores normais»

Os primeiros 20 dias do mês de Junho têm sido caracterizados por «valores altos

Sul Informação

Maio foi mês «extremamente quente» em Portugal continental, com a seca a agravar-se

O mês de Maio, em Portugal continental, foi «extremamente quente» em relação à temperatura

Sul Informação

Abril de 2017 foi o o 5º mês de Abril mais quente desde 1931

O mês de Abril de 2017 em Portugal Continental foi «extremamente quente e extremamente