A Infraestruturas de Portugal registou mais de 27 mil adesões ao sistema de pagamento de portagens eletrónicas Easytoll no passado fim de semana.
Segundo a empresa, trata-se de um «ligeiro crescimento», de cerca de 3%, face aos valores registados no período homólogo de 2015, em que houve 26.361 adesões.
Este fim de semana que antecede o mês de Agosto é «aquele em que é expectável que se verifique o maior volume de entradas de condutores de veículos com matrícula estrangeira, principalmente dos nossos emigrantes no regresso a Portugal para o gozo das merecidas férias».
Acautelando a grande afluência esperada, a Infraestruturas de Portugal reforçou o apoio aos clientes nos pontos de venda do sistema Easytoll, localizados junto à fronteira nas autoestradas A22 (Vila Real Santo António), A24 (Chaves), A25 (Vilar Formoso) e A28 (Viana do Castelo).
Como resultado deste reforço, e apesar da grande a afluência aos locais de adesão, a resposta do sistema foi «bastante positiva, não se assistindo a grandes filas de espera, mesmo nos momentos de maior procura».
Sábado, 30 de Julho, com 10.631, foi o dia com maior volume de adesões.
A A25 é a principal autoestrada de entrada dos emigrantes no regresso a Portugal, sendo por isso «natural ser precisamente no ponto de venda localizado na fronteira em Vilar Formoso que se verificaram mais de 50% do total adesões, com 13.630 nestes três dias».
Destaque também para a A24, outra importante entrada dos emigrantes, com 33% do total.
Em todos os pontos de venda, o crescimento do número de adesões foi significativo, demonstrando, segundo a empresa Infraestruturas de Portugal, que, «cada vez mais, o Easytoll é conhecido de turistas e emigrantes que visitam o nosso país e circulam em veículos de matrícula estrangeira, e reconhecido como um sistema cómodo, simples e seguro de pagamento de portagens eletrónicas».
Desde o início do mês de Julho, está colocado nas quatro praças Easytoll (localizadas na A22, A24, A25 e A28), um total de 27 colaboradores da IP, junto aos pontos de adesão, no sentido de informar e ajudar os clientes.
Estes colaboradores prestam apoio diariamente entre as 08h00 e as 20h00 (à exceção da A28, onde o apoio é prestado de sexta-feira a domingo), sendo a sua função no local a de promover o esclarecimento e auxílio na rápida adesão ao sistema de pagamento e garantia de adequadas condições de circulação e fluidez do tráfego nas praças de portagem.
Além do auxílio no local, foi reforçada, entre as 8h30 e as 00h30, a equipa de atendimento do Call Center, um serviço que funciona 24H/dia. Em www.portugaltolls.com está disponível, em português, inglês, francês e castelhano, toda a informação sobre o pagamento de portagens eletrónicas.