Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

via GIPHY

Céu muito nublado, com abertas durante a tarde é a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para esta sexta-feira, dia 3 de Março.

Segundo o site Meteofontes, a superfície frontal que está a afetar o território irá deslocar-se agora para Este, chegando às restantes partes do Continente.

Após a sua passagem, haverá um regime de aguaceiros durante o resto da manhã e tarde, que poderão ser pontualmente fortes e acompanhados de trovoada e granizo, principalmente no Norte e Centro do país, sendo mais esporádicos aqui no Sul.

Nas regiões do interior Norte e Centro, ainda segundo o Meteofontes, deverá nevar acima dos 600/800 metros de cota (há um Aviso Amarelo em vigor), podendo haver acumulados significativos em alguns locais. Um dos locais mais a sul onde poderá nevar é na serra de S. Mamede (Portalegre).

O vento sopra moderado a forte de Sul, com rajadas até aos 80km/h nas terras altas (Aviso Amarelo em vigor).

No mar, há ondulação de Sudoeste, a aumentar para os 2,5 metros na costa Sul, e de Noroeste, a aumentar para os 4 a 5 metros na costa Ocidental (Aviso Amarelo em vigor).

As temperaturas irão descer, principalmente durante a tarde de hoje e a madrugada de sábado.

Para amanhã, sábado, 4 de Março, e de acordo com a animação em anexo (clicar na imagem acima para ver a animação), prevê-se novo agravamento durante a madrugada, com um novo núcleo depressionário a colocar-se junto ao Centro do Continente e trazendo consigo períodos de chuva por vezes forte e acompanhada de trovoada e vento forte, com especial destaque na área localizada entre a Grande Lisboa, Setúbal, Ourique, Beja e Évora (de acordo com o modelo acima), prevendo-se também chuva aqui para o Algarve (moderada a forte), e mais fraca a Norte.

«Dependendo da exata posição da depressão, a área atrás referida poderá sofrer alguns pequenos ajustes», acrescenta o Meteofontes.

Haverá também queda de neve acima dos 800 metros nas zonas do interior Norte e Centro.

A partir do início da tarde de sábado, a situação deverá melhorar significativamente, com diminuição da chuva e de nebulosidade, especialmente aqui no Sul.

Domingo será um dia com alguma nebulosidade e chuva fraca um pouco por todo o Continente, intercalada com boas abertas a Sul.

Tendo em conta a previsão meteorológica, sugere-se a tomada das devidas precauções no sentido da salvaguarda de pessoas e bens, e o acompanhamento dos avisos e comunicados das entidades oficiais.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Primeiros 20 dias de Junho tiveram temperaturas «muito superiores aos valores normais»

Os primeiros 20 dias do mês de Junho têm sido caracterizados por «valores altos

Sul Informação

Maio foi mês «extremamente quente» em Portugal continental, com a seca a agravar-se

O mês de Maio, em Portugal continental, foi «extremamente quente» em relação à temperatura

Sul Informação

Abril de 2017 foi o o 5º mês de Abril mais quente desde 1931

O mês de Abril de 2017 em Portugal Continental foi «extremamente quente e extremamente