Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Passagem de anoA Passagem de Ano deverá hoje, dia 31 de Dezembro, fazer-se sem chuviscos, não só no Algarve como no resto do país, pelo que se prevê que o tempo não vai estragar a festa. Durante a madrugada de dia 1, a temperatura vai baixar.

Assim, segundo a previsão de Fim de Ano e primeiros dias de 2016 para Portugal Continental do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, ao longo desta quinta-feira, irão ocorrer aguaceiros fracos e dispersos mas só até ao meio da tarde, podendo ser na forma de neve acima dos 1200 metros.

No entanto, amanhã, dia 1 de Janeiro, e devido à «passagem de sucessivos sistemas frontais», que irão condicionar o estado de tempo no território continental durante os próximos dias, voltará a precipitação durante a manhã, embora seja sobretudo forte no litoral a norte do Cabo Mondego.

Nessa zona Norte do país, haverá ainda uma intensificação do vento, prevendo-se rajadas até 70 km/h no litoral Norte e Centro e até 90 km/h nas terras altas.

A partir do final da tarde, o vento diminuirá de intensidade e a precipitação passará gradualmente a aguaceiros fracos, que poderão ser na forma de neve acima dos 1000/1200 metros, e que se manterão até final do dia 2, sábado.

Para os dias 3 e 4, o IPMA prevê novo agravamento das condições meteorológicas, com ocorrência de períodos de chuva, sendo temporariamente forte e persistente nas regiões Norte e Centro, com vento moderado a forte, soprando forte a muito forte nas terras altas.

A agitação marítima será forte na costa ocidental, com ondas de noroeste de altura significativa, entre os 3 e os 5 metros, temporariamente 5 a 6 metros no dia 2.

Prevê-se que a madrugada de dia 1 seja a mais fria dos próximos dias, com os valores da temperatura mínima mais baixos a verificarem-se no interior Norte e Centro, entre -1 e 4ºC, e os mais altos no Algarve, entre 11 e 13ºC.

Há condições para a formação de geada e gelo em alguns locais do interior Norte e Centro, nomeadamente durante as noites sem precipitação. Prevê-se também a formação de neblinas
e nevoeiros matinais.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Primeiros 20 dias de Junho tiveram temperaturas «muito superiores aos valores normais»

Os primeiros 20 dias do mês de Junho têm sido caracterizados por «valores altos

Sul Informação

Maio foi mês «extremamente quente» em Portugal continental, com a seca a agravar-se

O mês de Maio, em Portugal continental, foi «extremamente quente» em relação à temperatura

Sul Informação

Abril de 2017 foi o o 5º mês de Abril mais quente desde 1931

O mês de Abril de 2017 em Portugal Continental foi «extremamente quente e extremamente