Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

calor_2A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu esta sexta-feira um aviso à população, devido à permanência de condições favoráveis à ocorrência e propagação de incêndios florestais. Entre hoje, 22 de julho, e a próxima segunda feira, dia 25, está em vigor o aviso amarelo.

Segundo o comunicado, e de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), vai registar-se uma subida acentuada da temperatura máxima, acima dos 35 graus, em especial nas regiões do litoral.

Na sequência das temperaturas elevadas esperadas para os próximos dias, a Proteção Civil recorda que, onde o risco de incêndio é elevado, “não são permitidas queimadas nem fogueiras, utilização de equipamentos de queima e de combustão, queima de matos cortados e amontoados, lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes, fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais, e fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas”.

Para quem efetua trabalhos agrícolas e florestais é recomendado que mantenha as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras, abasteça as máquinas a frio em local com pouca vegetação e tenha cuidado com a possibilidade de ocorrência de faíscas, durante a sua utilização.

Para os grupos populacionais mais vulneráveis (crianças, idosos e doentes crónicos), é recomendado que observem as principais medidas de autoproteção para estas situações de calor, divulgadas pela Direção Geral de Saúde (DGS), e que passam pelo aumento de ingestão de água ou sumos de fruta natural sem adição de açúcar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas, esforços físicos e a exposição direta ao sol entre as 11h00 e as 17h00.

Nos períodos de calor, a DGS aconselha quem tenha que andar na rua a utilizar roupa solta, opaca e que cubra a maior parte do corpo, chapéu de abas largas, óculos com proteção contra radiação UVA e UVB e protetor solar com fator igual ou superior a 30.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Primeiros 20 dias de Junho tiveram temperaturas «muito superiores aos valores normais»

Os primeiros 20 dias do mês de Junho têm sido caracterizados por «valores altos

Sul Informação

Maio foi mês «extremamente quente» em Portugal continental, com a seca a agravar-se

O mês de Maio, em Portugal continental, foi «extremamente quente» em relação à temperatura

Sul Informação

Abril de 2017 foi o o 5º mês de Abril mais quente desde 1931

O mês de Abril de 2017 em Portugal Continental foi «extremamente quente e extremamente