Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Chuva-ForteTempo frio, com chuva, vento, ondas e até neve, mas não no Algarve, é a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a partir de amanhã, sexta-feira, dia 26, e durante o fim de semana.

Segundo o site Meteofontes, amanhã haverá «a aproximação de uma nova depressão vinda de noroeste, e que se centrará no Norte de Espanha, trazendo consigo uma bolsa de ar muito frio em altura e um sistema frontal relativamente ativo».

Dessa forma, será de esperar um dia com chuva, que poderá ser forte logo pela manhã, na região do Litoral Norte e Centro, estendendo-se depois às restantes regiões (Algarve incluído) ao longo da manhã e tarde.

Após a passagem da frente, durante a tarde, passará a regime de aguaceiros, que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada, principalmente no Norte e Centro.

Haverá também queda de neve acima dos 1000 metros, com a cota a descer para os 400/600 metros ao final da tarde.

Atenção também ao vento, que soprará moderado a forte, com rajadas até aos 80km/h, podendo ser até 100km/h nas terras altas, em especial nas regiões Centro e Sul.

O site Meteofontes acrescenta que, para sábado, a tendência parece ser a de «colocar a depressão ligeiramente mais a Este do que aquilo que se previa ontem, com a bolsa de ar mais frio também a estar mais a Este, quase que deixando de afetar o Algarve com a mesma intensidade que se previa».

chuva8Assim, será de prever um dia com aguaceiros mais frequentes no litoral Oeste, podendo ser acompanhados de granizo e trovoada, e com a ocorrência de neve acima dos 400/600metros e com a cota a descer para os 200/400m, principalmente no Norte e Centro e mais junto ao litoral, durante a manhã.

No entanto, salienta a Meteofontes, «as probabilidades de neve no alto da Fóia estão, assim, ainda mais reduzidas… Para já, aponta para água-neve apenas».

Haverá também uma descida significativa dos valores da temperatura a partir da tarde de sexta-feira. Os valores mínimos no fim de semana deverão variar entre 3 e 6ºC, sendo inferiores nas regiões do interior Norte e Centro, a variar entre -6º e 0ºC.

Os valores das temperaturas máximas não deverão ultrapassar os 10/12ºC, e nas regiões do interior Norte e Centro deverão ser mais baixos, não ultrapassando os 6ºC. No Domingo, deverá ocorrer uma pequena subida da temperatura máxima.

O IPMA salienta ainda o efeito do vento associado às baixas temperaturas, facto que se traduzirá em desconforto térmico.

Prevê-se ainda agitação marítima forte na costa ocidental, com a altura significativa da ondas na costa ocidental a variar entre 5 e 6,5 metros de altura, no fim de semana.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Primeiros 20 dias de Junho tiveram temperaturas «muito superiores aos valores normais»

Os primeiros 20 dias do mês de Junho têm sido caracterizados por «valores altos

Sul Informação

Maio foi mês «extremamente quente» em Portugal continental, com a seca a agravar-se

O mês de Maio, em Portugal continental, foi «extremamente quente» em relação à temperatura

Sul Informação

Abril de 2017 foi o o 5º mês de Abril mais quente desde 1931

O mês de Abril de 2017 em Portugal Continental foi «extremamente quente e extremamente