O interesse na utilização conjunta de viaturas, vulgo boleias, é cada vez maior entre os portugueses. 6% dos portugueses já recorre a este serviço e 43% espera fazê-lo no futuro.
Trata-se de um número superior ao da média europeia que se situa atualmente nos 5% e que no futuro se prevê que atinja os 33%.
Estes dados fazem parte de um estudo do Observador Cetelem sobre o futuro do mercado automóvel na Europa e que são agora divulgados a propósito das iniciativas do Dia Europeu Sem Carros que se assinala a 22 de Setembro.
A procura de companheiros para partilhar a viatura surge como uma forma de contornar o aumento do preço dos combustíveis, em particular, e da mobilidade em geral.
O mesmo estudo do Observador Cetelem mostra que as despesas com transportes têm tendência para diminuir em Portugal: em 1998, 16% das despesas totais dos consumidores eram gastas em transportes e até 2010 baixaram para 13%.
Outra tendência verificada é o abrandamento da evolução das taxas de motorização em Portugal. Apesar de ser um dos países que apresenta um menor número de automóveis por cada 1.000 habitantes (422/1.000 contra uma média europeia de 451/1000), não se espera um grande aumento até 2017, altura em que se estima que chegará aos 430 veículos/1.000 habitantes.
A estagnação da taxa de motorização e a crescente preocupação da indústria automóvel com as questões ambientais têm levado a uma diminuição das emissões de CO2 na Europa.
Desde o final da década de 70 que se assiste a um aumento do número de normas e regulamentações que visam não só o aumento da segurança automóvel, mas também a limitação das agressões do automóvel ao meio ambiente.
Em 1995, em Portugal, as emissões de CO2 eram de 170g/km e, em 2012, passaram a 120g/km. Estes valores, apresentados pelo estudo do Observador Cetelem, fazem de Portugal o país Europeu, entre os países analisados, o que regista menor emissão de CO2 por parte de veículos novos, dado que em 1995 a média europeia se situava quase nos 190g CO2/km e, em 2012 ficava próximo dos 140g CO2/km.
O Dia Europeu Sem Carros que se comemora no domingo, 22 setembro, pretende sensibilizar os consumidores para a importância da redução do tráfego, como forma de melhorar a qualidade de vida através da garantia da sustentabilidade dos recursos naturais. A redução significativa da emissão de CO2 é um dos objetivos.
As análises económicas e de marketing, bem como as previsões para o estudo do Observador Cetelem foram efetuadas em colaboração com a empresa de estudos e consultoria BIPE (www.bipe.com).
Os inquéritos de campo ao consumidor foram conduzidos pela TNS Sofres, durante o período Maio a Junho 2012, na Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Itália, Portugal, Reino Unido e Turquia. No total, foram inquiridos 4.830 indivíduos (amostras representativas das respetivas populações nacionais).