Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O mês de Abril, em Portugal Continental, foi o mais frio deste século, com uma temperatura média de 11.96ºC, que representa uma anomalia de -1.20ºC em relação ao valor normal de 1971-2000.

Foi na temperatura máxima que se registaram as maiores diferenças, em relação ao normal, com um valor médio no Continente de 16.36ºC (anomalia de -1.82ºC em relação ao valor normal), o que corresponde ao 7º valor mais baixo desde 1931 (valor mais baixo 14.84ºC em 1986).

O valor da temperatura mínima (7.56ºC) registou uma anomalia de -0.58ºC face ao valor normal.

A quantidade de precipitação em Portugal Continental em abril (76.6mm) foi muito próximo do valor médio 1971-2000 (78.9mm), classificando-se este mês como normal nas regiões do Norte e Centro, exceto na região do Gerês e de Bragança, onde foi chuvoso, e na Serra da Estrela, onde foi muito chuvoso. Na região Sul foi normal a seco, exceto em Sagres, onde foi chuvoso.

É de salientar, no período de 5 a 7 de abril, a ocorrência de queda de neve nas terras altas do interior Norte e Centro acima de 600 metros.

A situação de seca meteorológica em Portugal Continental mantém-se, havendo no entanto um desagravamento da sua severidade em todas as regiões do território do Continente, incluindo o desaparecimento de áreas em situação de seca extrema.

Assim, em 30 abril, o território do continente deixou de apresentar classe de seca meteorológica extrema, verificando-se 59% do território em seca severa, 39% em seca moderada e 2% em seca fraca.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Primeiros 20 dias de Junho tiveram temperaturas «muito superiores aos valores normais»

Os primeiros 20 dias do mês de Junho têm sido caracterizados por «valores altos

Sul Informação

Maio foi mês «extremamente quente» em Portugal continental, com a seca a agravar-se

O mês de Maio, em Portugal continental, foi «extremamente quente» em relação à temperatura

Sul Informação

Abril de 2017 foi o o 5º mês de Abril mais quente desde 1931

O mês de Abril de 2017 em Portugal Continental foi «extremamente quente e extremamente