Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O conclave para eleger o novo Papa, que há de suceder a Bento XVI, foi marcado para 15 de março, adiantam as agências internacionais.

A eleição de um Papa obedece a rituais muito precisos, marcados por um clima de silêncio e segredo, previsto ao pormenor na Constituição Apostólica ‘Universi Dominici Gregis’, assinada por João Paulo II em 1996.

O próximo inicia-se após o dia 28 de fevereiro, quando tem efeito a renúncia ao pontificado anunciada segunda-feira por Bento XVI.

No início do conclave, os cardeais vão tomar Deus e os Evangelhos como suas testemunhas num juramento de “segredo absoluto” sobre todos os procedimentos que ali irão ter lugar.

50 cardeais eleitores (59 a partir do dia 5 de março) foram criados por João Paulo II e participaram na eleição de Bento XVI, Papa que criou os outros 67 cardeais com menos de 80 anos.

 

«Continuai a rezar pelo Papa e pela Igreja», pede Bento XVI

 

Bento XVI pediu hoje aos fiéis que continuem “a rezar pelo Papa e pela Igreja”. Esta foi a primeira presença do ainda Papa numa cerimónia pública, após ter anunciado a sua resignação.

“Como sabeis, decidi renunciar ao ministério que o Senhor me confiou a 19 de abril de 2005”, disse Bento XVI perante milhares de peregrinos reunidos na Sala Paulo VI, no Vaticano, ao abrir a audiência geral das quartas-feiras.

Bento XVI sublinhou que a decisão foi tomada “em plena liberdade para o bem da Igreja, depois de muito rezar” e de ter “examinado” a “consciência diante de Deus”.

O Papa frisou que está “bem consciente da gravidade” do seu ato, “mas também consciente de não estar mais em condições de desempenhar o ministério petrino com a força física e de espírito que requer”.

“Sustenta-me e ilumina-me a certeza de que a Igreja é de Cristo, o qual nunca lhe fará faltar a sua orientação e o seu cuidado”, assinalou.

“Agradeço a todos pelo amor e pela oração com que me haveis acompanhado. Continuai a rezar pelo Papa e pela Igreja”, concluiu, antes de iniciar a catequese dedicada à Quarta-feira de Cinzas, primeiro dia da Quaresma, que ocorre hoje.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Organização mundial de homossexuais católicos criada em Portimão

Estão reunidos para aproveitar uma oportunidade rara de mudar a postura da igreja católica

Sul Informação

Enterro do Senhor e arte para celebrar a Páscoa em Faro

A Procissão do Enterro do Senhor volta a ser o momento alto das celebrações

Sul Informação

Quaresma e Páscoa trazem celebrações às ruas de Tavira

As celebrações quaresmais, em Tavira, serão marcadas por vários momentos, dos quais se destacam