Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O mês de dezembro de 2011 foi muito seco e registou um valor total de precipitação muito inferior ao valor normal 1971-2000, revelou o Instituto de Meteorologia.

De acordo com o IM, em dezembro registou-se cerca de 30% do valor médio total de precipitação no continente, o que corresponde a uma anomalia negativa significativa de -102.8mm, embora valores similares tenham ocorrido nos últimos 20 anos.

Em resultado destes níveis de precipitação, o mês classifica-se como seco a muito seco, sendo extremamente seco na região do Sul, estando quase todo o território do continente na situação de seca meteorológica.

Em relação aos valores da temperatura do ar, destaca-se o valor médio da temperatura mínima, inferior ao valor normal (1971-2000) em -1.45ºC, sendo o 9º mês de dezembro consecutivo com anomalias negativas da temperatura mínima do ar.

Durante o mês e em particular entre os dias 25 e 31, verificaram-se valores de temperatura mínima inferior a 0ºC essencialmente nas regiões do interior e em particular no nordeste do território.

O valor médio da temperatura média do ar também foi inferior ao normal em -0.71ºC e o valor médio da temperatura máxima foi próximo do normal, +0.03ºC.

Mas há uma explicação: segundo o IM, a localização permanente de um anticiclone na Europa Central ou a oeste da Península Ibérica foi responsável por este dezembro seco e frio.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Primeiros 20 dias de Junho tiveram temperaturas «muito superiores aos valores normais»

Os primeiros 20 dias do mês de Junho têm sido caracterizados por «valores altos

Sul Informação

Maio foi mês «extremamente quente» em Portugal continental, com a seca a agravar-se

O mês de Maio, em Portugal continental, foi «extremamente quente» em relação à temperatura

Sul Informação

Abril de 2017 foi o o 5º mês de Abril mais quente desde 1931

O mês de Abril de 2017 em Portugal Continental foi «extremamente quente e extremamente