O mês de dezembro de 2011 foi muito seco e registou um valor total de precipitação muito inferior ao valor normal 1971-2000, revelou o Instituto de Meteorologia.
De acordo com o IM, em dezembro registou-se cerca de 30% do valor médio total de precipitação no continente, o que corresponde a uma anomalia negativa significativa de -102.8mm, embora valores similares tenham ocorrido nos últimos 20 anos.
Em resultado destes níveis de precipitação, o mês classifica-se como seco a muito seco, sendo extremamente seco na região do Sul, estando quase todo o território do continente na situação de seca meteorológica.
Em relação aos valores da temperatura do ar, destaca-se o valor médio da temperatura mínima, inferior ao valor normal (1971-2000) em -1.45ºC, sendo o 9º mês de dezembro consecutivo com anomalias negativas da temperatura mínima do ar.
Durante o mês e em particular entre os dias 25 e 31, verificaram-se valores de temperatura mínima inferior a 0ºC essencialmente nas regiões do interior e em particular no nordeste do território.
O valor médio da temperatura média do ar também foi inferior ao normal em -0.71ºC e o valor médio da temperatura máxima foi próximo do normal, +0.03ºC.
Mas há uma explicação: segundo o IM, a localização permanente de um anticiclone na Europa Central ou a oeste da Península Ibérica foi responsável por este dezembro seco e frio.