Sines, Cabo Sardão, Cabo de São Vicente, Ponta da Piedade, Ponta do Altar, Alfanzina, Santa Maria e Vila Real de Santo António são alguns dos faróis que vão passar a estar abertos ao público, para visitas, todas as quartas-feiras.
A medida foi anunciada hoje pela Marinha – Autoridade Marítima Nacional, que acrescenta que a abertura ao público será feita todas as quartas-feiras, das 14h00 às 17h00, de forma gratuita, numa iniciativa destinada a dar a conhecer a missão dos faróis e as funções dos faroleiros.
Esta iniciativa, que se iniciou no Dia Nacional do Mar, comemorado a 16 de Novembro, permite ao público visitar a mítica torre do Farol e observar o mar de uma perspetiva única, em três visitas guiadas pelos respetivos faroleiros, que ocorrem às 14h00, 15h00 e 16h00, sem necessidade de marcação prévia.
Os faróis abertos semanalmente a visitas são, no Continente, Montedor, Leça, Aveiro, Cabo Mondego, Penedo da Saudade, Cabo Carvoeiro, Berlenga, Cabo da Roca, Cabo Espichel, Sines, Cabo Sardão, Cabo de São Vicente, Ponta da Piedade, Ponta do Altar, Alfazina, Santa Maria e Vila Real de Santo António.
Na Madeira, estará aberto o Farol da Ponta do Pargo, e, nos Açores, os faróis de Ferraria, Ponta do Cintrão, Arnel, Gonçalo Velho, Ponta da Garça, Contendas, Ponta da Barca, Carapacho, Ponta da Ilha, Ponta do Topo, Albarnaz e Lajes das Flores.
As visitas a faróis, tal como ocorria antes, podem continuar a ter lugar fora das datas e horárias agora definidas, carecendo no entanto de autorização prévia.