Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O Instituto de Meteorologia colocou hoje onze distritos do norte e centro do país sob aviso «Laranja», o segundo mais grave, devido à previsão de precipitação forte e vento forte com rajadas, que poderão atingir os 90 km/h no litoral e os 100 km/h nas terras altas.

Nos distritos de Faro, Beja e Évora, apesar de as previsões serem semelhantes, estão sob aviso «Amarelo».

Assim, no Algarve o IM prevê, para esta quarta-feira Vento forte de sul/sudoeste com rajadas da ordem ate 90 km/h, rodando para noroeste no dia 27, períodos de chuva, por vezes forte e ainda forte agitação marítima, com ondas de sudoeste na costa ocidental, com 4 a 5 metros, aumentando para 5 a 6 metros a partir do dia 27, e ondas de sudoeste com 3,5 a 4 metros, na costa sul.

No distrito de Beja, a Meteorologia prevê vento forte de sul/sudoeste com rajadas da ordem ate 90 km/h, rodando para noroeste no dia 27, períodos de chuva, por vezes forte e ainda ondas de sudoeste com 4 a 5 metros, aumentando para 5 a 6 metros a partir do dia 27.

Quanto a Évora, a previsão é também de vento forte de sul/sudoeste com rajadas da ordem ate 90 km/h, rodando para noroeste no dia 27 e períodos de chuva, por vezes forte.

O IM explica que o estado do tempo em Portugal continental irá esta quarta-feira ser condicionado pela aproximação e passagem de um sistema frontal de forte atividade, associado a uma depressão centrada a Noroeste da Península Ibérica e que transporta na sua circulação uma massa de ar quente e instável.

A partir da tarde de 27 e até ao próximo domingo, deverá ocorrer  uma melhoria significativa do estado do tempo, sem precipitação e com a temperatura a enquadrar-se dentro dos valores normais para esta época do ano.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Julho foi um mês muito quente e seco, com temperatura a atingir 46.2°C na Amareleja

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) veio dizer aquilo que todos

Sul Informação

Primeiros 20 dias de Junho tiveram temperaturas «muito superiores aos valores normais»

Os primeiros 20 dias do mês de Junho têm sido caracterizados por «valores altos

Sul Informação

Maio foi mês «extremamente quente» em Portugal continental, com a seca a agravar-se

O mês de Maio, em Portugal continental, foi «extremamente quente» em relação à temperatura