Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Bento XVI convidou hoje os católicos de todo o mundo a prepararem a celebração do Natal como mais do que uma “festa exterior”, alertando para os perigos da sociedade de consumo.

“Na sociedade de consumo, em que se é tentado a procurar a alegria nas coisas, João Batista ensina-nos a viver de maneira essencial, para que o Natal seja vivido não só como uma festa exterior mas também como a festa do Filho de Deus que veio trazer aos homens a paz, a vida e a verdadeira alegria”, disse o Papa, perante milhares de pessoas reunidos na Praça de São Pedro, Vaticano, para a recitação da oração do Angelus.

A habitual catequese dominical partiu da figura de São João Baptista, enquadrado pelo evangelista São Lucas num contexto histórico que descarta, segundo Bento XVI, “qualquer leitura mítica”.

“João é a voz que passa, Cristo é o verbo eterno que estava no princípio. Se faltar a palavra à voz, que resta? Um som vago”, referiu.

Em francês, o Papa evocou quem se vê obrigado a deixar a sua terra por motivos como a guerra ou a pobreza: “Os migrantes conhecem a precariedade e muitas vezes encontram pouca compreensão. Que eles possam ser acolhidos e ter uma existência digna”.

Bento XVI pediu ainda que no tempo de preparação para o Natal se promova uma “solidariedade fraterna e alegre”.

sulinformacao

Também poderá gostar

semana_santa_2014|semana_santa_2014

Quaresma e Páscoa trazem celebrações às ruas de Tavira

As celebrações quaresmais, em Tavira, serão marcadas por vários momentos, dos quais se destacam

Celebrações pascais em Portimão 1 - Arquivo CMP_Filipe da Palma|Celebrações pascais em Portimão 2- Arquivo CMP_Filipe da Palma

Tradições pascais estão bem vivas em Portimão

As celebrações pascais em Portimão voltam a ser, este ano, marcadas pelo reviver de

Visita Centro de Ciência Viva alunos Loulé

Crianças vencedoras de concurso de Natal em Loulé estiveram no CCV do Algarve

Os alunos vencedores do concurso «Natal Reciclado 20134», lançado pela Câmara de Loulé, receberam