O território do continente irá a partir de amanhã, quarta-feira, dia 8 de fevereiro, voltar a ser influenciado por uma massa de ar muito frio, informou o Instituto de Meteorologia.
À semelhança do episódio de tempo frio que afetou o continente no início do mês, em especial nos dias 3 e 4, este novo episódio estará associado a uma massa de ar ártico proveniente do interior do continente europeu e transportado na circulação de uma região anticiclónica localizada na Escandinávia e Rússia Ocidental.
Assim, prevê-se entre hoje, dia 7, e quinta-feira, dia 9, uma descida da temperatura mínima entre 6 a 9ºC em todo o território, atingindo-se valores de 3ºC em Lisboa, 1ºC no Porto, 3ºC em Faro, -6ºC em Bragança, -1ºC em Castelo Branco e -1ºC Beja.
Estes valores de temperatura mínima deverão manter-se para sexta-feira, dia 10.
Apesar de uma ligeira subida da temperatura mínima no sábado, dia 11, existe uma tendência para a continuação do tempo muito frio e seco no continente até dia 15.
Devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima, o Instituto de Meteorologia colocou os distritos de Faro, Beja e Évora, sob aviso amarelo.