Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O Índice Ultravioleta apresentará valores elevados nos próximos dias 24 e 25 de abril, avisou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Como se pode ver na imagem anexa, todo o território nacional estará sujeito a valores altos e muito altos de radiação UV, em especial no Centro de Norte do país.

Para a Região Autónoma da Madeira prevê-se também um aumento dos valores máximos diários do IUV, podendo atingir o nível Muito Alto (10) hoje dia 23 de abril e nos dias seguintes.

Para a Região Autónoma dos Açores prevê-se para os dias 23 (hoje) e 25 de abril (5ª feira) valores máximos diários do IUV que poderão atingir o nível Moderado (³2,5 e <5,5) nos grupos central e ocidental e o nível Alto (>=5,5 e <7,5) no grupo oriental.

Para o dia 24 de abril preveem-se valores máximos diários do IUV que serão Baixos (<2,5) no grupo ocidental, Moderados (>=2,5 e <5,5) no grupo central e Altos(>=5,5 e <7,5) no grupo oriental.

O IPMA explica que valores muito elevados de IUV ocorrem por vezes em Abril, no Continente e na Madeira.

Para a ocorrência destes valores elevados contribui a elevação solar, que aumenta com a aproximação ao solstício de verão (21 de junho) e a redução prevista do ozono total para os próximos dias (por ex., em Lisboa inferiores a 325 Unidades Dobson), bem como as condições previstas de pouca nebulosidade para hoje e para os próximos dias em Portugal Continental e na Madeira.

Nestas situações, o IPMA recomenda a utilização de óculos de Sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao Sol.

 

Veja aqui os índices de UV por cidades.

 

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Primeiros 20 dias de Junho tiveram temperaturas «muito superiores aos valores normais»

Os primeiros 20 dias do mês de Junho têm sido caracterizados por «valores altos

Sul Informação

Maio foi mês «extremamente quente» em Portugal continental, com a seca a agravar-se

O mês de Maio, em Portugal continental, foi «extremamente quente» em relação à temperatura

Sul Informação

Abril de 2017 foi o o 5º mês de Abril mais quente desde 1931

O mês de Abril de 2017 em Portugal Continental foi «extremamente quente e extremamente