O ambiente escolar consiste num fator externo que pode contribuir para o desenvolvimento de distúrbios osteomioarticulares, principalmente em crianças e adolescentes, por corresponder ao período de desenvolvimento da estrutura óssea; estas alterações podem ocasionar doenças ortopédicas e reumatológicas, aumentando o número de correções cirúrgicas se não forem detetadas precocemente.
Na maioria das escolas, a construção do mobiliário não leva em consideração as dimensões antropométricas dos utilizadores de diferentes faixas etárias.
Esta situação leva a que os alunos adotem posturas inadequadas nas salas de aula, principalmente nas tarefas de leitura e escrita, onde passam a maior parte do tempo.
A adoção de uma postura sentada de forma inadequada ocasiona uma maior fadiga na musculatura, assim como provoca uma maior pressão sobre os discos intervertebrais e ligamentos da coluna vertebral.
Além das posturas inadequadas adotadas pelos alunos na escola, o peso excessivo e a forma de transporte da mochila escolar também são fatores que podem contribuir para o desenvolvimento ou agravamento de distúrbios osteomioarticulares.
O efeito do peso da mochila sobre a postura em crianças e adolescentes deve ser avaliado de forma mais cuidadosa, uma vez que existem leis que protegem os trabalhadores para transporte de cargas pesadas, mas não há nenhuma lei que proíbe o transporte de cargas excessivas por crianças e adolescentes, cujas consequências podem incluir alterações posturais e raquialgias, sendo que diversos estudos têm verificado que a presença de dor nas costas em jovens está relacionada com a dor nas costas na vida adulta.
O Fisioterapeuta que atua na área da Saúde Escolar pode dinamizar atividades como, workshops sobre Educação Postural, incluindo breve explicação da anatomia da coluna vertebral, transporte de pesos e da mochila escolar, formas corretas de sentar, dormir, ver televisão e jogar consolas, de forma a consciencializar toda a comunidade escolar para os problemas da má postura; promover a realização de avaliações físicas e posturais, encaminhando ou tratando os alunos que apresentem algum distúrbio osteomioarticular, devendo também ensinar e estimular a prática regular de exercícios e técnicas específicas de alongamento e relaxamento.
A Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Algarve tem desenvolvido Sessões de Educação para a Saúde para alunos do ensino Básico e Secundário dentro desta temática.
A literacia em saúde determina o acesso à informação e conforto, com a capacidade de negociar o sistema de cuidados de saúde.
As medidas que visam o aumento da literacia em saúde são importantes no desenvolvimento do empoderamento pessoal e social, contribuindo para que o indivíduo com distúrbios osteomioarticulares seja capaz de identificar e de tomar consciência das suas próprias necessidades de saúde e de desenvolver as competências adequadas para que consigam realizar as ações que irão gerar as mudanças de estilo de vida e de ambientes mais saudáveis.
Estas sessões para a educação foram realizadas por estudantes do ciclo de estudos em Fisioterapia, no âmbito da aquisição das competências exigidas nos estágios curriculares e em unidades curriculares.
Além das Sessões de Educação para a Saúde, desde o ano de 2007 foram sendo realizados rastreios de avaliação postural, dando origem a diversas publicações em revistas científicas e em congressos. Até o momento foram avaliados mais de 1000 alunos da região do Algarve.
Estes rastreios permitiram evidenciar uma elevada prevalência de adolescentes com alterações posturais no Algarve.
Em 2012 foram sinalizados alguns alunos que foram submetidos a um tratamento, utilizando exercícios de correção postural.
Autora: Beatriz Machado, mestre na área da Fisioterapia e coordenadora da licenciatura em Fisioterapia da Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Silves