João Vasconcelos, Jorge Candeias e Cecília Honório, cada um numa lista diferente, foram os três militantes eleitos pelo Algarve para a Mesa Nacional do Bloco de Esquerda, na IX Convenção Nacional do partido, que decorreu este fim de semana, no Pavilhão do Casal Vistoso, em Lisboa.
João Vasconcelos foi eleito pela Moção E, afeta a Pedro Filipe Soares, Cecília Honório pela Moção U (afeta a João Semedo e Catarina Martins) e Jorge Candeias pela Moção B.
Na Convenção mais participada e também mais disputada do Bloco de Esquerda, a moção política apoiada pelos atuais coordenadores (João Semedo e Catarina Martins) venceu, numa votação de braço no ar, com 266 votos, mais oito que a E – Bloco Plural, Fator de Viragem, que obteve 258 votos.
Em terceiro lugar ficou a lista B – Refundar o Bloco na Luta Contra a Austeridade, com 34 votos, a R – Reinventar o Bloco, em quarto com 30 votos e a A – “Uma Resposta de Esquerda – Por um Bloco que Responda já aos Problemas das Pessoas”, em quinto, com 7 votos.
Na votação, em urna, das listas para a Mesa Nacional, houve um inédito empate entre as moções U, encabeçada por João Semedo e Catarina Martins, e E, liderada por Pedro Filipe Soares, ambas com 259 votos. A lista B teve 51 votos e a R 32, havendo ainda 14 abstenções.
Devido a este inédito empate, o Coordenador do Bloco só será escolhido no próximo domingo, na reunião da Mesa Nacional.
Para a Comissão de Direitos, a lista E foi a mais votada, com 258 votos, seguida da U (252), da B (50) e da R (40), havendo 2 brancos, 1 nulo, e igualmente 14 abstenções.
A Mesa Nacional passa assim a ser composta por 34 eleitos da moção U, 34 eleitos da moção E, 7 da moção B, 4 da moção R. A Comissão de Direitos passa a ser composta por três eleitos da moção U, três da E e um da B.