Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

António Eusébio tomou posse este sábado como presidente da Federação do Algarve do PS, num congresso que decorreu em Loulé, e não escondeu a sua vontade de ir à luta. O novo líder dos socialistas regionais apontou baterias às portagens na Via do Infante e garantiu que vai dar especial atenção ao combate ao desemprego que assola a região.

Poucos dias depois de ver o Governo a prolongar por mais três meses as isenções na Via do Infante para residentes, António Eusébio garantiu esta terça-feira ao Sul Informação que a luta, na sua perspetiva, está longe de acabar.

António Eusébio defendeu que «o Governo devia fazer um estudo económico para avaliar o efeito da introdução e portagens junto dos diferentes setores de atividade», na região. «Ao fazê-lo, vai chegar à conclusão que é necessário baixar o custo das portagens», acredita.

«Sempre afirmei que sou contra as portagens. Mas, a partir do momento em que elas foram introduzidas, temos de nos bater para estender o prazo da discriminação positiva e fazer diligências para que sejam suspensas em agosto», acrescentou.

Em causa, está o impacto que a existência de portagens poderá causar no setor do turismo e o potencial «aumento de acidentes na EN 125 no pico do verão», que poderia trazer «consequências desastrosas» à região e à sua imagem.

Este é apenas um dos temas que o novo presidente da Federação do Algarve do PS quer trazer à primeira linha «nos próximos meses».

Também o desemprego é uma preocupação para António Eusébio, para a qual prometeu «procurar soluções e acompanhar a situação».

«Um terceiro ponto, que pouca gente ainda fala, mas que para mim é de extrema importância, é a privatização do setor das águas. A privatização da Águas do Algarve, bem como da Águas de Portugal é algo com que eu não concordo de maneira nenhuma», avisou.

 

Para ganhar nas próximas autárquicas, «é preciso merecer»

 

Outro objetivo, este obrigatório, do mandato de António Eusébio, é preparar o próximo embate autárquico na região, que terá lugar em 2013. Uma tarefa para a qual o novo presidente do PS/Algarve até já tem currículo, uma vez que era até agora o coordenador autárquico da Federação socialista algarvia.

«Precisamos encontrar os melhores candidatos e as melhores propostas! Precisamos de treinar e de nos preparar da melhor forma, porque não basta vencer eleições, é preciso merecer e estar à altura dos grandes desafios que hoje se colocam aos autarcas», disse António Eusébio, no seu discurso de encerramento do Congresso do PS, no passado sábado.

 

Nova Comissão Política tentou ser o mais plural possível

 

O ainda presidente da Câmara de São Brás de Alportel está à frente de uma comissão política que acaba por espelhar aquilo que preconiza para o PS/Algarve. Além de um equilíbrio de géneros, com o número de mulheres «a ultrapassar claramente a quota obrigatória dos 33 por cento», António Eusébio chamou à sua equipa «os mais jovens, para trazer sangue novo».

Outra das características desta lista única que se candidatou à Comissão Política do PS/Algarve é o facto de contar não contar com tantos membros das concelhias maiores, em benefícios de militantes de concelhias mais pequenas.

António Eusébio admitiu que esta é uma matéria para a qual é particularmente sensível, por vir de um concelho de pequenas dimensões. «Se fossemos pelo Método de Hondt, as pequenas concelhias nunca participavam na Comissão Política», ilustrou.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

PS apresenta oficialmente candidaturas aos órgãos autárquicos de Portimão

O Partido Socialista vai apresentar publicamente as candidaturas aos órgãos autárquicos de Portimão na

Sul Informação

PS/Monchique queixa-se de atraso na construção de Pavilhão Multiusos

O PS de Monchique criticou, em comunicado, o presidente da Câmara Rui André (PSD)

Sul Informação

Isilda Gomes apresenta lista que afasta Ana Fazenda, mas integra antigos vereadores do PSD

As listas do PS para a candidatura aos órgãos autárquicos – Câmara, Assembleia Municipal