Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A Câmara de Faro (PSD) considera «ultrajante» que a cerimónia de assinatura do protocolo para a instalação do posto marítimo na ilha do Farol, que vai contar com a presença dos ministros do Mar e da Defesa, seja assinado na Câmara de Olhão (PS), sendo esta ilha território do concelho de Faro.

Em resposta ao convite do gabinete da ministra do Mar para marcar presença na cerimónia, a autarquia farense respondeu que Rogério Bacalhau não irá comparecer, «devido a compromisso de agenda previamente assumido» e que considera «lamentável o facto de este convite ter sido feito com apenas 24 horas de antecedência, em desrespeito do mais elementar princípio da previsibilidade a que deve obedecer a gestão pública e, acima de tudo, em dissonância com a lealdade institucional».

Na resposta enviada ao Ministério, a Câmara de Faro manifesta também «a sua desilusão por, no caso, não ter havido uma consulta prévia ou, vá lá, uma informação sobre os dossiers em apreço que, tudo o indica, dirão respeito ao território e à vida da população de Faro – uma realidade que o Ministério do Mar parece desconhecer».

E a verdade, é que o Ministério do Mar mostra desconhecer que a ilha do Farol faz parte do concelho de Faro. No convite enviado à imprensa pelo gabinete da ministra lê-se que «Ana Paula Vitorino vai presidir, juntamente com o Ministro da Defesa Nacional, José Azeredo Lopes, à inauguração do Sistema “Costa Segura” em Portimão e à assinatura do protocolo para a instalação do posto marítimo na Ilha do Farol, em Olhão, amanhã, dia 26 de Julho».

Este protocolo será assinado hoje, 12h30, entre a Administração dos Portos de Sines e a Direção Geral da Autoridade Marítima. Na mesma cerimónia será homologado o protocolo entre a Docapesca e a Câmara Municipal de Olhão, para a reabilitação das rampas de abastecimento às ilhas.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

PCP quer que Governo esclareça falta de medicamentos para Esclerose Múltipla no CHA

O Partido Comunista quer que o Governo esclareça se há falta de medicamentos para

Sul Informação

Ministra desvaloriza «ultraje» de Faro por causa de cerimónia em Olhão, por surgir numa «época especial»

«Estamos numa época especial das nossas vidas e especialmente das vidas autárquicas». Esta é,

Sul Informação

Cristóvão Norte é o candidato da coligação “Faro no Rumo Certo” à Assembleia Municipal

Cristóvão Norte vai ser o cabeça de lista da coligação Faro no Rumo Certo