Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O Bloco de Esquerda promove na próxima segunda-feira, dia 27 de Março, em Faro, uma sessão pública para apresentar e debater o Anteprojeto de Lei da despenalização da morte assistida.

A sessão terá lugar no auditório da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, a partir das 15h30, e será conduzida pelo deputado José Manuel Pureza, ao qual se juntam o deputado do Partido Socialista Fernando Anastácio, o médico Aníbal Coutinho e os docentes universitários António Fragoso e José Moreira.

A iniciativa parlamentar do Bloco de Esquerda é apresentada como «um desafio ao sentido de ampliação direitos, da tolerância e da razoabilidade da sociedade portuguesa».

Esta sessão, semelhante a outras que terão lugar noutros locais do país, tem o propósito de «trazer esta matéria, sensível, para um debate amplo e abrangente em toda a sociedade portuguesa».

A legislação sobre a morte assistida é uma das apostas do Bloco para esta legislatura. Trata-se de uma lei que define e regula as condições em que a antecipação da morte por decisão da própria pessoa com lesão definitiva ou doença incurável e fatal, e em sofrimento duradouro e insuportável, quando praticada ou ajudada por profissionais de saúde, não é punível.

Para o Bloco, «há quatro condições necessárias para recorrer à morte assistida e terão de estar todas reunidas: diagnóstico, prognóstico, estado clínico e estado de consciência».

O documento que estará em debate aponta também para que o procedimento possa ser praticado «nos estabelecimento de saúde do SNS e dos setores privados e sociais», admitindo-se ainda «que o doente possa pedir para que o ato seja praticado em sua casa ou noutro local, desde que disponha de condições adequadas para o efeito».

Segundo o BE, a apresentação do Projeto de Lei na Assembleia da República irá realizar-se «quando, no decurso dos debates a realizar noutros locais do país, permitir avaliar que existem conclusões ainda mais sólidas do que aquelas que são apresentadas no presente Anteprojeto de Lei, momento em que o atual documento tomará a forma da projeto de Lei para entrega e agendamento para discussão na Assembleia da República».

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Moções pela paragem da prospeção de petróleo são votadas amanhã na Assembleia da República

A licença dada ao consórcio ENI/Galp para prospeção de hidrocarbonetos ao largo do Algarve

Sul Informação

Bloco de Esquerda de Lagoa elegeu nova Comissão Coordenadora Concelhia

Andreia Pais foi eleita como coordenadora da Comissão Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda

Sul Informação

Bloco de Esquerda: Taxa turística para substituir pagamento de portagens na A22 chumbada por PS, CDS e PCP

A taxa turística para substituir o pagamento de portagens na A22/Via do Infante, proposta