Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Os deputados do PS eleitos pelo Algarve estão preocupados com a «falta de oferta formativa» do Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar (CFPPM) em Portimão.

Numa pergunta enviada aos Ministérios da Segurança Social e do Mar, Luís Graça, António Eusébio e Jamila Madeira questionam se o CFPPM tenciona, de acordo com o Plano de Formação previsto para 2017, reabrir as ações de formação no polo de Portimão.

Em causa, o For-Mar, um programa de formação profissional dirigido às atividades económicas tradicionais do mar, como a pesca e as marítimo-turísticas, e que, lembram os deputados socialistas, tem no Algarve forte expressão e importância formativa, contando com dois polos do Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar em Olhão e Portimão.

«O Polo de Formação For-Mar de Portimão abrange todo um território entre Albufeira e Arrifana, no concelho de Aljezur», sublinham os parlamentares, que não compreendem a falta de oferta formativa neste polo.

«A demonstrar a sua relevância social está o facto do polo de Portimão assumir-se como um dos polos do CFPPM com maior atividade formativa no país, assim como o número de pedidos de inscrição que já possui neste momento, apesar de não existir até à data qualquer decisão para a abertura de cursos naquele centro de formação», afirmam.

Para os deputados, a situação é injustificável, uma vez que «muitos dos potenciais formandos são desempregados» e trata-se de um setor que carece de mão-de-obra.

«Não se entende as razões porque, apesar das necessidades, a formação no polo de Portimão continua suspensa», sublinha o deputado socialista Luís Graça, lamentando que alguns interessados tenham feito a sua inscrição no polo de Olhão, apesar das distâncias poderem ser superiores a 90 quilómetros e isso implicar um elevado custo.

Face a tudo isto, os deputados querem saber se «o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e o Ministério do Mar, tem conhecimento da procura de formação, nomeadamente no Barlavento algarvio, e da ausência de resposta do Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar», interrogando ainda o Governo sobre a data de abertura das inscrições do For-Mar no polo de formação de Portimão.

sulinformacao

Também poderá gostar

Hospital de Faro-Entrada-PS21

PCP quer saber valores do investimento (ou falta dele) nos hospitais algarvios

Governo prometeu investir 19 milhões de euros
congresso ps

Portimão acolhe Congresso Nacional do PS

Algarvio Luís Graça é o presidente da Comissão Organizadora
Beja_Castelo e Sé_er

Câmara de Beja diz que Derrama para empresas pequenas será o mínimo previsto na lei

CDU veio a público denunciar que Câmara terá de cobrar Derrama a todas as