Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

 João Vasconcelos

O portimonense João Vasconcelos foi este domingo eleito, pela primeira vez, como deputado pelo Bloco de Esquerda, força que assim mantém um representante do Algarve do Parlamento.

Nas Legislativas de 2009 e depois nas de 2011, o BE tinha eleito a sua primeira deputada pelo círculo de Faro, Cecília Honório, que agora não se recandidatou.

Vasconcelos não foi exceção à boa performance dos bloquistas a nível nacional, que se afirmaram como terceira força política mais votada, a seguir à coligação PÀF (PSD+CDS) e ao PS.

Mas, no caso do novo deputado algarvio, este conseguiu quase duplicar os votos obtidos pelo BE em 2011, passando de uma percentagem de 8,16% para os 14,13% atuais.

Falando ao Sul Informação, João Vasconcelos confessou que, apesar de «esperar» a sua eleição, a dimensão da vitória do Bloco «superou as minhas expectativas». Atribuiu o bom resultado à «qualidade das propostas» do BE, mas também à «grande desilusão» de muitos eleitores de outros partidos.

Quanto à declaração de Catarina Martins, porta-voz nacional do BE, de que esta força não irá viabilizar um governo PSD/CDS, Vasconcelos reforçou: «nunca iríamos viabilizar um governo de direita, nem pensar nisso!»

O novo deputado salientou que o Bloco está «aberto a conversar com os partidos» de esquerda, para definir uma solução governativa de futuro.

Nas Eleições Legislativas deste domingo, o Bloco de Esquerda (14,13%) foi a 3ª força mais votada, depois do PS (32,77%), da coligação Portugal à Frente (31,47). O BE suplantou assim a CDU, que alcançou 8,68% dos votos expressos pelos eleitores do Algarve.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Joaquim Sarmento Guerreiro é o candidato do Bloco de Esquerda à Câmara de Loulé

Joaquim Sarmento Guerreiro é o candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de

Sul Informação

Deputados do Bloco de Esquerda participam em marcha lenta contra as portagens na Via do Infante

Os deputados do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, de visita ao Algarve no

Sul Informação

Jornadas Parlamentares do BE querem «conhecer os reais problemas» do Algarve

As Jornadas Parlamentares do Bloco de Esquerda (BE) realizam-se nos dias 2 e 3