Joaquim Sarmento Guerreiro é o candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Loulé, nas eleições autárquicas de 1 de Outubro. Os bloquistas anunciaram ainda que Carlos Martins será o candidato à Assembleia Municipal.
Segundo a concelhia do Bloco de Esquerda, o candidato à Câmara de Loulé, natural de Salir, «tem um vasto currículo na área da Educação e apresenta-se com grande preparação para a campanha política que se aproxima, tendo desempenhado funções na Câmara Municipal de Almada».
Já sobre Carlos Martins, os bloquistas dizem que o candidato é «reconhecido pela intervenção consistente e coerente com os princípios do programa autárquico apresentado nas anteriores eleições».
O BE acredita «que no atual contexto económico positivo, é possível fazer mais e melhor, apostando, por um lado, num programa que apresenta uma visão estratégica e de longo prazo para o concelho, e por outro, a manutenção da coerência com os valores de uma esquerda alternativa focada nas questões sociais, culturais e ambientais».
A proposta do BE para o concelho de Loulé «passa pelo reforço das políticas sociais – através do melhoramento da rede de creches, de habitação social e de lares da terceira idade, pela aposta na reabilitação urbana como motor de desenvolvimento económico e de promoção da atratividade local, pelo apoio à fixação de empresas e à criação de emprego estável e de qualidade, pelo desagravamento fiscal às famílias, pela reorganização e pela transparência dos serviços camarários e das empresas municipais, pela mobilidade como fator de coesão social, pelas questões ambientais e do desenvolvimento rural, e por uma política cultural séria e exigente que cumpra a sua função pedagógica, inovadora e de criação cultural».
Além das candidaturas à Câmara e à Assembleia Municipal, o Bloco de Esquerda vai apresentar candidatos «a todas as freguesias em que tal seja possível».