Joaquina Matos, presidente da Câmara Municipal de Lagos, e António Branco, reitor da Universidade de Algarve, são os mandatários regionais no Algarve da candidatura de Sampaio da Nóvoa à Presidência da República.
António Sampaio da Nóvoa convidou igualmente Adriano Pimpão, ex-reitor da UAlg, para presidente da Comissão de Honra.
Para Joaquina Matos, a escolha do candidato foi “inequívoca” e o seu apoio, como mandatária regional, à candidatura de Sampaio da Nóvoa à Presidência da República é “um compromisso com o homem certo. Um homem comprometido com o cidadão, com a democracia, com o futuro, com o caminho de todos nós num intransigente cumprimento dos valores determinados pela Constituição.”
Já o atual reitor da Universidade do Algarve diz ter aceite o convite por considerar ser Sampaio da Nóvoa quem está em melhores condições para exercer o cargo de Presidente da República.
António Branco reconhece no candidato “um elevado sentido de missão associado a uma grande independência e a uma consciência muito aguda de que só com um grande envolvimento de todos os cidadãos na vida pública se consegue recuperar a confiança na democracia”.
Adriano Pimpão considera o convite para presidente da Comissão de Honra como “um compromisso a que não poderia faltar”.
“Pressupõe-se que os elementos desta comissão se revejam integralmente nos princípios da candidatura de Sampaio da Nóvoa”, o que diz ser inequivocamente o seu caso.
Salienta ainda que, “esta é uma candidatura que renova e refresca os princípios orientadores do cargo de Presidente da República, numa nova conceção dos valores e referências da atividade política”.